Câmara e IPSS de Tavira vão ajudar pessoas com deficiência a arranjar emprego

A Câmara de Tavira vai trabalhar em conjunto com diversas instituições do concelho para ajudar à inserção de pessoas portadoras […]

A Câmara de Tavira vai trabalhar em conjunto com diversas instituições do concelho para ajudar à inserção de pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade no mercado de trabalho. Para isso, foi assinado um acordo entre a autarquia e as IPSS Fundação Irene Rolo, Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia, Centro Social Nossa Senhora das Dores e Centro Social e Paroquial de Santa Maria.

Um esforço que resulta da convicção da Câmara de Tavira e dos seus parceiros de que esta inserção no mundo do trabalho, «é um fator decisivo para a inclusão social, independência económica e consequente valorização e realização pessoal».

No acordo, a autarquia compromete-se a «identificar as pessoas portadoras de deficiência e incapacidade e encaminhar para o serviço de emprego, incentivar a apresentação de candidaturas a programas que promovam a sua inserção e colaborar com todas as entidades que apresentem candidaturas para integração de portadores de deficiência e incapacidade, identificando tarefas a realizar e acolhendo esses trabalhadores no âmbito das valências desenvolvidas pela autarquia».

«A Fundação Irene Rolo compromete-se, igualmente, a identificar as pessoas e encaminhá-las para as medidas ativas de emprego do IEFP, bem como acolher, orientar e acompanhar estes indivíduos nas suas instalações, definindo um plano de trabalho adequado às suas capacidades e competências.

A Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, a Santa Casa da Misericórdia, o Centro Social Nossa Senhora das Dores e o Centro Social e Paroquial de Santa Maria responsabilizam-se por acolher e orientar nas suas instalações as pessoas que venham a beneficiar desta medida», acrescentou a autarquia de Tavira, uma nota de imprensa.

A autarquia lembrou que «estes cidadãos são, geralmente, os mais afetados pela falta de emprego, o que origina, na esmagadora maioria dos casos, uma diminuição dos meios de subsistência».

Comentários

pub