UE atribui 575 milhões de euros em prémios a investigadores a meio da carreira

O Conselho Europeu de Investigação (CEI) anunciou hoje a seleção de 312 cientistas de alta craveira no seu primeiro convite […]

O Conselho Europeu de Investigação (CEI) anunciou hoje a seleção de 312 cientistas de alta craveira no seu primeiro convite à apresentação de propostas para Subvenções de Consolidação. Destes, apenas quatro são investigadores a trabalhar em instituições portuguesas.

Este novo financiamento permitirá aos investigadores consolidarem as suas próprias equipas e continuarem a desenvolver as suas melhores ideias.

Entre os projetos selecionados contam-se a utilização de um relógio geoquímico para a previsão de erupções vulcânicas, a exploração dos efeitos da matéria escura e da energia escura na teoria da gravitação, a verificação da responsabilidade e dos riscos em situações em que as operações são delegadas em sistemas inteligentes e a investigação do papel dos fatores genéticos e ambientais nas ligações neuronais durante o desenvolvimento embrional.

O financiamento total é de cerca de 575 milhões de euros, sendo a média de subvenções concedidas de 1,84 milhões de euros e o montante máximo de 2,75 milhões de euros.

A Comissária Europeia para a Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn declarou: «Estes investigadores estão a realizar trabalho pioneiro que permitirá aprofundar os nossos conhecimentos e trará benefícios para a sociedade. O CEI apoia-os num momento crucial em que o financiamento é frequentemente difícil de obter: quando necessitam de progredir na sua carreira e desenvolver a sua própria investigação e as suas próprias equipas».

Os convites do CEI visam investigadores de alta craveira, independentemente da sua nacionalidade, estabelecidos na Europa ou dispostos a instalar-se na Europa.

Neste convite, as subvenções são atribuídas a investigadores de 33 nacionalidades, acolhidos em instituições localizadas em 21 Estados em toda a Europa, acolhendo 9 desses Estados cinco ou mais beneficiários de subvenções.

Em termos de instituições de acolhimento, o Reino Unido (62), a Alemanha (43) e a França (42) lideram em termos de número de subvenções.

Há também investigadores acolhidos em instituições nos Países Baixos, Suíça, Espanha, Itália, Israel, Bélgica, Suécia, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Portugal (4), Grécia, Hungria, Irlanda, Turquia, Chipre, República Checa e Noruega.

Em termos de nacionalidade dos investigadores, os alemães (48 subvenções) e italianos (46) são os mais representados, seguidos pelos investigadores franceses (33), britânicos (31) e neerlandeses (27).

Neste primeiro convite do CEI para «Subvenções de Consolidação» foram apresentadas mais de 3600 propostas.

A percentagem de mulheres entre os candidatos selecionados neste convite (24%) aumentou em comparação com o grupo equivalente em fase média de carreira no último convite à apresentação de propostas para «Subvenções de Arranque» (22,5%). A média etária dos investigadores selecionados é de 39 anos.

Cerca de 45% dos beneficiários selecionados desenvolvem a sua investigação em «Ciências Físicas e Engenharia», 37% em «Ciências da Vida» e perto de 19% em «Ciências Sociais e Humanas».

Os beneficiários das subvenções foram selecionados com base numa avaliação interpares realizada por 25 painéis constituídos por cientistas de renome de todo o mundo.

 

Veja aqui a lista dos investigadores contemplados.

 

 

Comentários

pub