Gestão patrimonial de infraestruturas de água e saneamento debatida em Vilamoura

O Núcleo Regional Sul da Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (NRS APEA), em parceria com a Inframoura, vai promover […]

O Núcleo Regional Sul da Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (NRS APEA), em parceria com a Inframoura, vai promover a conferência «Gestão Patrimonial de Infraestruturas de Abastecimento de Água e de Drenagem de Águas residuais e Pluviais», nos dias 9 e 10 de janeiro, quinta e sexta-feira, no Hotel Tivoli Marina, em Vilamoura, no concelho de Loulé.

Esta será a primeira edição desta conferência, que juntará especialistas, profissionais e empresários para dois dias de debates e sessões de apresentação relativas ao tema. Os investigadores do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e «principais impulsionadores desta matéria a nível mundial» Helena Alegre e Sérgio Coelho são os oradores/moderadores convidados.

A iniciativa tem como objetivos principais «elucidar as entidades gestoras de serviços urbanos de água dos pressupostos necessários ao desenvolvimento de sistemas de Gestão Patrimonial de Infraestruturas (GPI) e demonstrar o impacto positivo nas organizações do desenvolvimento e implementação de planos de GPI».

«A redução de investimentos no setor da água e saneamento, é contudo concomitante com envelhecimento das infraestruturas de água e saneamento, o que coloca desafios crescentes para assegurar os padrões de desempenho, o uso eficiente da água e a sustentabilidade financeira das entidades. Impõe-se assim, a adoção de ferramentas adequadas que apoiem e fundamentem os investimentos a realizar no setor», enquadrou a APEA, numa nota de imprensa.

«Pretende-se ainda dar soluções para que, em cada entidade gestora, os planos de GPI sejam uma realidade, com estratégias de âmbito tático e operacional», acrescentam os organizadores do evento.

As inscrições estão limitadas a 15 participantes e custam 70 euros para sócios da APEA e 90 para não sócios. Os interessados devem inscrever-se até amanhã, dia 7 de janeiro, através de envio da ficha de inscrição e comprovativo de pagamento para o e-mail [email protected]. A ficha de inscrição e informação completa sobre o programa podem ser obtidas no site da associação.

A inscrição na conferência inclui a participação da conferência, todo o material de apoio, pausas para café, almoço convívio do dia 10 e participação na atividade social do dia 9.

Comentários

pub