Doutorando da Universidade do Algarve criou Impressora 3D, de raiz

Um aluno de doutoramento da Universidade do Algarve desenvolveu de raiz uma Impressora 3D, que permite a criação de objetos […]

Um aluno de doutoramento da Universidade do Algarve desenvolveu de raiz uma Impressora 3D, que permite a criação de objetos tridimensionais a partir de um design feito no computador.

Aldric Négrier já havia vencido o concurso «Ideias em Caixa», do CRIA, em 2010, com um projeto «DriveMyPhone», que permite o controlo remoto de aparelhos mecânicos e eletrónicos, através de uma aplicação para Smartphone. E foi enquanto desenvolvia esta ideia que pensou em criar esta impressora.

Para Aldric «no Algarve existe uma lacuna no que diz respeito ao mercado de serviços de prototipagem rápida». Uma lacuna da qual se apercebeu quando estava a tentar desenvolver um protótipo de alta-fidelidade do seu DriveMyPhone e encontrou algumas dificuldades no acesso a máquinas que permitissem fabricar com qualidade as peças do chassi.

«Com esta máquina posso fabricar rapidamente modelos tridimensionais e, deste modo, avançar com o processo de melhorias interativas, através da funcionalidade da impressora 3D», explicou.

As impressoras 3D são usadas nas mais diversas áreas, desde desenho industrial, a indústria automóvel e aeroespacial, a medicina dentária e as artes, entre outras. No caso do aparelho “Made in Algarve”, foi usada a tecnologia «Fused Filament Fabrication», fundindo três máquinas numa só, nomeadamente uma impressora 3D, uma fresadora CNC e uma máquina de corte a laser, todas elas feitas na UAlg.

«Os materiais para impressão podem ser diversos tipos de plásticos. Com a CNC, também controlada por um computador, podemos utilizar outros tipos, como madeira, alumínio e polímeros, submetendo-os à ação da máquina para serem trabalhados», segundo Aldric Négrier. Esta funcionalidade de corte a laser permitirá fazer cortes e gravação de desenhos em vários materiais com grande rapidez e exatidão.

O criador da impressora , acredita que esta máquina possibilitará a criação de produtos de diversos materiais, muito rapidamente, em pequena escala e com baixo investimento.

«Embora o objetivo inicial não fosse a comercialização, hoje estou habilitado a construir máquinas semelhantes e personalizadas, respondendo aos requisitos de cada cliente. Uma oportunidade de mercado mais aliciante poderá passar por oferecer serviços de prototipagem a laboratórios de investigação, empreendedores e empresas que queiram desenvolver protótipos», sintetizou Aldric Négrier.

Comentários

pub