Torneio Solidário de Natal da JSD/Portimão angaria bens para Refeitório Social

O Torneio Solidário de Natal da JSD/Portimão, que decorreu a 23 e 24 de dezembro, angariou bens alimentares para o […]

O Torneio Solidário de Natal da JSD/Portimão, que decorreu a 23 e 24 de dezembro, angariou bens alimentares para o Refeitório Social do Centro Paroquial da Nossa Senhora do Amparo.

Ricardo Pessoa, capitão do Portimonense SC, e Rúben Fernandes, atleta do GD Estoril Praia, foram os padrinhos do evento e deram pontapé de saída na Final do Torneio.

O torneio decorreu no pavilhão desportivo da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, numa organização da JSD/Portimão, na qual cada atleta inscrito apenas tinha de entregar bens alimentares para completar a sua inscrição nos torneios de volei feminino ou de futsal masculino.

«Durante dois dias, mais de uma centena de atletas e muitas dezenas de outros portimonenses e algarvios que se deslocaram ao pavilhão desportivo, onde decorreu a iniciativa solidária, deixaram os seus contributos, enquanto dentro das quatro linhas rolava a bola em desafios onde reinou sempre a boa disposição entre as equipas, com o apoio de quatro jovens árbitros da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) que, felizmente, raramente foram chamados a intervir», salienta a JSD.

Os momentos que antecederam a Final do torneio ficaram marcados pela presença dos padrinhos desta iniciativa solidária da JSD/Portimão: Ricardo Pessoa, atual capitão da equipa de futebol profissional do Portimonense Sporting Clube, e Rúben Fernandes, atleta da equipa de futebol profissional do Grupo Desportivo Estoril-Praia e formado e ex-capitão do Portimonense.

Além de, simbolicamente, darem o pontapé de saída do jogo da Final, Ricardo Pessoa e Rúben Fernandes deixaram uma mensagem, apelando à solidariedade social dos jovens durante todos os 12 meses do ano e saudando a presença das centenas de jovens que se deslocaram a esta iniciativa para deixar o seu contributo solidário, dando o real significado da palavra “Natal” a esta iniciativa.

Também José Salema, jovem árbitro da APAF, deixou uma mensagem sobre a importância da solidariedade social, recordando que todos os dias é possível ajudar as Instituições de Solidariedade Social do concelho de Portimão.

Carlos Gouveia Martins, presidente da JSD/Portimão, reiterou os agradecimentos a todos os presentes, à equipa de arbitragem da APAF e aos Padrinhos do Torneio, focando ainda que cabe aos jovens mudar o paradigma e apostar cada vez mais em iniciativas de cariz solidário, «seja em Março, Agosto ou véspera de Natal».

Reforçou a ideia de que cabe também às estruturas políticas «dar o exemplo porque têm voz ativa na sociedade» e que «essa responsabilidade deve ser utilizada não só através de propostas políticas, mas também pela concretização efetiva e imediata de ações como a que foi feita este Natal».

Finalizado o torneio, alguns membros da JSD/Portimão, como prometido, estiveram durante a manhã de ontem no Centro Paroquial da Nossa Senhora do Amparo, onde foram entregues os bens alimentares recolhidos durante o Torneio.

Comentários

pub