Dança e música clássica marcam programação de dezembro no Teatro das Figuras

Uma Gala de Ópera e Fado, com a Orquestra Clássica do Sul e o barítono Rui Baeta conduzidos pelo maestro […]

Uma Gala de Ópera e Fado, com a Orquestra Clássica do Sul e o barítono Rui Baeta conduzidos pelo maestro António Saiote, marca amanhã, sexta-feira, dia 6, a abertura da programação de dezembro no Teatro das Figuras, em Faro.

Trata-se de um concerto de beneficência a favor da APATRIS 21 Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve.

O concerto conta com um reportório variado, com obras de Mozart, Bizet, Elgar e Brahms, e apresentando ainda alguns dos mais conhecidos fados eternizados por Amália Rodrigues.

No dia 20, também uma sexta-feira, estreia a nova produção de Natal da Companhia de Dança do Algarve. O bailado, inspirado na peça de William Shakespeare «Sonho de Uma Noite de Verão», retrata as relações amorosas de quatro jovens e as suas aventuras, numa floresta povoada por elfos, ninfas e fadas.

Além da sessão de estreia, terão lugar mais uma sessão para público em geral, no sábado, às 21h30, e uma sessão escolar para crianças de infantário e ATL, na sexta-feira, às 10h30, sujeita a inscrição prévia.

No domingo dia 22, a Orquestra Clássica do Sul volta ao palco do Teatro das Figuras, para apresentar o seu Concerto de Natal, numa matiné com início às 18h30.

A Orquestra Clássica do Sul interpretará um programa especial dedicado à época natalícia, onde o público será presenteado com obras dos compositores François-Joseph Gossec, Giuseppe Sammartini, Arcangelo Corelli e ainda de Piotr Ilitch Tchaikovsky, com a suite de O Quebra-nozes. Um reportório especial e festivo dirigido pelo maestro titular Cesário Costa.

Ainda integrado na quadra natalícia, o Teatro das Figuras iniciará 2014 com o já tradicional Concerto de Reis, numa matiné a ter lugar no domingo, dia 5 de janeiro, às 18h00, com a apresentação da obra Messias, de Haendel.

Messias, oratório composto em 1741, é a criação mais famosa do compositor e está entre as obras mais populares da literatura coral ocidental.

A celebração do Dia de Reis é assinalada pela Orquestra Clássica do Sul com esta obra emblemática, acompanhada pelo Coro de Câmara Lisboa Cantat e pelos cantores Job Tomé, Carlos Monteiro, Sara Afonso e Carolina Figueiredo. A direção musical estará a cargo do maestro Cesário Costa.

O Teatro das Figuras estará encerrado no período de 23 a 28 de dezembro.

Toda a programação para o mês de dezembro, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas online, está disponível no sítio de Internet e é disponibilizada na página de Facebook do teatro.

Comentários

pub