Charolas animam Tavira nos primeiros dias de 2014

As tradicionais Charolas vão dar as boas-vindas ao ano de 2014 em Tavira, em encontros desta manifestação cultural tipicamente algarvia, […]

As tradicionais Charolas vão dar as boas-vindas ao ano de 2014 em Tavira, em encontros desta manifestação cultural tipicamente algarvia, que vão passar em diferentes pontos do concelho ente os dias 1 e 5 de janeiro.

Os grupos vão cantar estas músicas tradicionais, alusivas à época natalícia e do ano novo, tais como o canto novo, o canto velho, o “paso doble”, a valsa e as marchas, que evocam versos em louvor ao Deus Menino.

No dia 1 de janeiro, há Encontro de Charolas no Largo da República da Luz de Tavira, numa organização da Freguesia de Luz de Tavira e Santo Estêvão. As formações convidadas são: Charola da Banda de Tavira; Charola da Casa do Povo da Conceição de Tavira; Charola dos Cavacos – Clube Caça e Pesca Cavaquense; Charola do Grupo Etnográfico de Quelfes; e Charola da Casa do Povo de Santa Catarina da Fonte do Bispo.

Pouco depois, às 15h30, na Casa do Povo da Conceição de Tavira decorre o XX Encontro de Charolas da Freguesia de Conceição e Cabanas de Tavira, com a Charola do Clube Desportivo Montenegro, a Charola da Amizade da Casa do Povo de Santa Catarina da Fonte do Bispo, a Charola da Banda de Tavira e a Charola da Casa do Povo da Conceição de Tavira.

No dia 3, há novo Encontro de Charolas organizado pela Freguesia de Luz de Tavira e Santo Estêvão, desta vez na localidade de Santo Estêvão, no salão da junta, às 20h45. Aqui, juntar-se-ão a Charola da Amizade da Casa do Povo de Santa Catarina da Fonte do Bispo, a Charola dos Cavacos – Clube Caça e Pesca Cavaquense, a Charola da Casa do Povo da Conceição de Tavira e a Charola do Grupo Etnográfico de Quelfes.

No dia 5 de janeiro, há nova dose dupla de iniciativas, com o XXIX Festival de Charolas «Cidade de Tavira», às 15 horas e o XVII Encontro de Charolas de Santa Catarina da Fonte do Bispo, às 21 horas.

No primeiro caso, o local escolhido para acolher o festival organizado pela Câmara de Tavira foi o Cine-Teatro António Pinheiro e os convidados são a Charola da Casa do Povo da Conceição de Faro, Charola da Amizade da Casa do Povo de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Charola dos Cavacos – Clube Caça e Pesca Cavaquense, Charola da Casa do Povo da Conceição de Tavira e a Charola da Banda de Tavira.

No caso da iniciativa em Santa Catarina da Fonte do Bispo, a decorrer na Casa do Povo e organizada pela Junta de Freguesia local, participarão as formações: Charola da Amizade da Casa do Povo de Santa Catarina da Fonte do Bispo; Charola da Banda de Tavira; Charola da Casa do Povo da Conceição de Tavira; Charola dos Machados; Charola da Mesquita; e Charola do Clube Desportivo Montenegro.

Comentários

pub