Bolo Rei gigante começa a ganhar forma em Olhão (com fotos)

O que se faz com 150 quilos de farinha, a mesma quantidade de fruta cristalizada, 50 quilos tanto de chocolate […]

O que se faz com 150 quilos de farinha, a mesma quantidade de fruta cristalizada, 50 quilos tanto de chocolate branco como de chocolate preto, 800 ovos, 50 quilos de frutos secos, 50 quilos de açúcar, 15 quilos de gila, vinho do porto, aniz estrelado, aguardente de figo, canela e azeite?

Em Olhão, estes ingredientes servem para fazer um bolo-rei gigante, que será servido à população este sábado, dia 14 de dezembro, junto à Igreja Matriz daquela cidade. Qualquer um pode provar a iguaria, que terá três versões distintas, assinadas pelo chef pasteleiro Filipe Martins, que vai já para o seu terceiro bolo de enorme dimensão, o primeiro dos quais um bolo-rei, há cerca de um ano.

Agora o bolo é maior e há mais variedade. Filipe Martins abriu a sua primeira pastelaria há pouco mais de um ano, em Olhão. Desde então, já abriu duas sucursais, na mesma cidade.

Para levar a cabo esta pesada tarefa – o bolo pesará meia tonelada – o chef olhanense conta com a sua equipa e com alguns pasteleiros amigos.

Ao todo, há 34 pessoas a trabalhar intensamente para que o bolo, de mais de cem metros, esteja amanhã disponível para distribuir a população. O bolo está já a ser confecionado e será composto por mais de cem módulos de um metro.

O Sul Informação foi assistir ao trabalho desta equipa de pasteleiros e deixa um registo em imagens, para abrir o apetite. Pode ver a galeria completa na nossa página do Facebook.

Na mesa, amanhã, haverá «bolo-rei tradicional, o de chocolate com amêndoa e caju, com um pouco de laranja e um outro, que é a inovação deste ano, com chocolate branco, laranja e nozes», revelou Filipe Martins ao nosso jornal, há duas semanas.

Também houve diversas instituições que se juntaram ao evento, como os escutas e escoteiros de Olhão, que vão ajudar na distribuição. Ao contrário de há um ano atrás e do folar gigante que Filipe Martins distribuiu à população na Páscoa, desta vez há um preço simbólico por fatia de 20 cêntimos, que servirá para ajudar o Centro de Bem Estar Social Nossa Senhora de Fátima, a Casa das Raparigas de Olhão.

O apoio surge, ainda da Câmara Municipal de Olhão, Junta de Freguesia de Olhão, A.C.R.A.L., Banco Popular e ALARTE.

 

 

Fotos de Martyna Mazurek/Sul Informação

 

 

Comentários

pub