António Branco toma posse como reitor da Universidade do Algarve na quarta-feira

O novo reitor da Universidade do Algarve António Branco vai tomar posse na quarta-feira, 18 de dezembro, dia em que […]

O novo reitor da Universidade do Algarve António Branco vai tomar posse na quarta-feira, 18 de dezembro, dia em que a instituição também vai comemorar os seus 34 anos de existência. A Cerimónia terá lugar no Grande Auditório do Campus de Gambelas da UAlg, às 16h30.

A sessão é pública e aberta a toda a comunidade e contará, claro, com o discurso de tomada de posse do novo reitor, além da preleção de despedida de João Guerreiro, que lhe irá ceder o cargo.

Destaque ainda para a entrega do «Título de Professor Emérito», que distingue professores catedráticos e coordenadores principais, jubilados ou aposentados, pelo relevante contributo dado ao avanço da ciência e da cultura e pelos serviços prestados à comunidade. Os contemplados deste ano serão Adriano Pimpão e Maria Teresa Dinis.

 

Sobre o novo reitor António Branco:

António Branco nasceu em Malange (Angola), a 16 de janeiro de 1961. Entre 1979 e 1983, foi ator no Teatro do Mundo (em Lisboa). Em 1989, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Depois de ter exercido a profissão de professor de Português e de Francês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, entre 1984 e 1990, e de ter sido assistente estagiário no Departamento de Estudos Portugueses da Universidade da Ásia oriental (Macau, 1990-1991), começou, em setembro de 1991, a dar aulas na Universidade do Algarve como assistente convidado, na área de Estudos Literários. Em janeiro de 1999, doutorou-se em Literatura (Literatura Portuguesa Medieval) pela Universidade do Algarve, tendo passado em consequência disso a professor auxiliar da Unidade de Ciências Exatas e Humanas. É, desde 2003, professor associado em Didáticas das Línguas e das Literaturas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, tendo aí realizado a sua agregação em Comunicação, Cultura e Artes, em junho de 2012, mais precisamente na área do Teatro, em que leciona e investiga atualmente.

Na UAlg, já ocupou vários cargos dirigentes, nomeadamente: Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Diretor da Biblioteca e do Arquivo Central da UAlg e Coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Foi também membro eleito do Conselho Geral (entre 2009 e 2013) e Diretor do Mestrado e do Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes.

 

Sobre os galardoados com o «Título de Professor Emérito»:

Adriano Pimpão foi Reitor da UAlg de 1998 a 2006 e teve um papel muito importante na criação do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina. Durante o seu mandato foram criadas não só as áreas das Ciências da Saúde, como também das Ciências Biomédicas e, posteriormente, foi aprovado a nível ministral o Mestrado Integrado em Medicina.

Maria Teresa Dinis esteve durante 22 anos na UAlg e, mesmo depois da aposentação, continua ativa na liderança do seu grupo de investigação. Membro do Centro de Ciências do Mar desde a sua criação, tem participado em vários projetos, só na última década mais de 20, com financiamento público nacional, europeu e privado. Publicou mais de uma centena de artigos, alguns dos quais com o estatuto de “citation classic”, tendo adquirido um estatuto internacional junto dos seus pares e da indústria, com quem sempre interatuou na sua investigação e como consultora. Muito contribuiu para que a UAlg seja, atualmente, uma instituição de referência nas Ciências do Mar.

Comentários

pub