Vila do Bispo cria serviço para prevenir problemas de desenvolvimento nas crianças

Vila do Bispo vai criar um Gabinete de Apoio Psicológico, Educacional e Social, para «trabalhar a prevenção e potenciar a […]

Vila do Bispo vai criar um Gabinete de Apoio Psicológico, Educacional e Social, para «trabalhar a prevenção e potenciar a identificação de atrasos e perturbações do desenvolvimento, bem como, permitir a sinalização de situações de risco» nas escolas do concelho. O serviço ficará instalado na Escola Primária de Barão de São Miguel.

Uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a Câmara de Vila do Bispo, a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo do Algarve (APPDA Algarve) e os agrupamentos de escolas do concelho, que assinaram um protocolo de cooperação em outubro passado.

O Gabinete estará atento a potenciais problemas de desenvolvimento que as crianças demonstrem, mas também terá como função capacitar «a intervenção nos casos necessários, com fornecimento de estratégias aos educadores e pais».

«A identificação dos sinais de risco em cada idade permitirá uma intervenção precoce de modo a que as crianças/jovens do município tenham um desenvolvimento harmonioso, ultrapassando dificuldades que frequentemente passam quase despercebidas, mas que condicionam as aprendizagens escolares», ilustrou a Câmara de Vila do Bispo numa nota de imprensa.

O gabinete será criado pela APPDA Algarve, que também irá garantir o seu funcionamento. Entre as atribuições que a associação chama a si estão «rastreios gratuitos às crianças do pré-escolar por cada ano letivo e acompanhamento psicológico, educacional e social aos utentes e famílias».

«A Câmara Municipal já cedeu o espaço, nas instalações da Escola Primária de Barão de São Miguel, à APPDA, nos termos protocolados em 05 de fevereiro de 2013, e cederá também o transporte. Quanto ao Agrupamento de Escolas do Concelho, compromete-se a colaborar com o Gabinete, através da direção da escola, do núcleo de educação especial e ainda através da parte administrativa», acrescenta a autarquia.

A APPDA Algarve é uma instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos que tem por finalidade apoiar e promover a formação, a educação e a qualidade de vida das pessoas com perturbações de desenvolvimento e autismo, visando a sua integração escolar e social.

Comentários

pub