Todo o país em Aviso Laranja devido à chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todo o país em Aviso Laranja, o segundo mais grave […]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todo o país em Aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro,  devido à ocorrência de precipitação forte, acompanhada de trovoadas e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

O alerta entra em vigor a horas diferentes consoante os distritos em causa e, para o Algarve, tem início a partir das 18h de hoje e até às 23h59. O alerta já está ativo em Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra, onde se prolonga até às 18h00. Em Castelo Branco, dura até às 21h00.

Tendo em conta estas previsões, a Autoridade Nacional de Proteção Civil também elevou o Estado de Alerta Especial para Aviso Amarelo, em todo o país e pelo menos até às 20h00 de hoje.

A Proteção Civil aconselha as populações a tomar as devidas precauções e alerta para a possibilidade de formação de lençóis de água, cheias rápidas, danos de estruturas e quedas de árvores.

No geral, a previsão para hoje, no Sul aponta para céu muito nublado ou encoberto, com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e rajadas fortes.

O vento é fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral, com rajadas da ordem de 70 km/h a norte de Sines. No entanto, no Algarve há a possibilidade da ocorrência de fenómenos extremos de vento.

Para amanhã, sexta-feira, o guarda-chuva deve continuar a fazer parte de indumentária, já que o mau tempo vai persistir, com aguaceiros em quase todo o país, mas com menos intensidade face a esta quinta-feira.

As temperaturas máximas vão chegar aos 20 graus em Faro e em Lisboa, e 19 no Porto.

 

Comentários

pub