Tempo de recomeço dos Lugares Mágicos

A terceira edição do projeto de Educação Artística e Patrimonial «Lugares Mágicos» vai começar, desta vez sob o mote “Faróis […]

A terceira edição do projeto de Educação Artística e Patrimonial «Lugares Mágicos» vai começar, desta vez sob o mote “Faróis do Barlavento ao Sotavento Algarvio”, numa iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve e do Atelier Educativo.

Concebido pelos artistas Vasco Célio e Miguel Cheta, o próximo atelier «retoma o Farol como estrutura arquitetónica com um extraordinário potencial educativo, que pode ser utilizada enquanto ferramenta para melhor observar e conhecer o território», explicam os promotores.

Aqui o farol é entendido como posto de observação privilegiado da paisagem e lugar de captação e revelação de imagens.

Assim, as crianças e jovens da instituição «Gente Pequena», de Vila Real de Santo António, frequentarão um atelier no qual irão alternar saídas de campo pelo centro histórico da cidade, linha do Guadiana e reserva natural, com trabalho de estúdio/laboratório de fotografia.

A instituição «Gente Pequena» é a quinta instituição parceira a beneficiar do projeto Lugares Mágicos, depois de a Casa de Protecção à Rapariga, em Faro, CASLAS Centro de Assistência Social Lucinda Animo dos Santos, em Lagos, Lar Bom Samaritano, em Portimão, e Lares Gaivota e Pirilampos, da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, terem constituído a fase anterior do projeto, que contou com ateliers coordenados por Nelda Magalhães (teatro/performance) e Ricardo Lopes (olaria).

A fase anterior do projeto passou por lugares tão simbólicos e diversificados como a zona histórica de Faro, o Convento da Nossa Senhora do Carmo, em Lagos, o Farol do Cabo de São Vicente, em Sagres, ou os Monumentos Megalíticos de Alcalar, no concelho de Portimão.

Como já é tradição nas edições anteriores, o presente atelier terá como ponto culminante uma celebração onde se dará a conhecer o processo de aprendizagem e vivência criativa, no dia 24 de Novembro, em lugar a definir.

Comentários

pub