Socialistas algarvios consideram inaceitáveis atrasos nas obras das Escolas Secundárias

O deputado socialista algarvio Miguel Freitas questionou esta semana o Governo sobre o atraso nas obras das escolas secundárias do […]

O deputado socialista algarvio Miguel Freitas questionou esta semana o Governo sobre o atraso nas obras das escolas secundárias do Algarve, alertando para o facto de se manter, pelo quarto ano consecutivo, condições de funcionamento «periclitantes e indesejáveis» que colocam em causa a segurança e o sucesso escolar de muitos dos alunos desses estabelecimentos de ensino.

«É absolutamente inaceitável que se inicie mais um ano letivo sem uma definição clara sobre a programação das intervenções da Parque Escolar nas escolas secundárias do Algarve», refere Miguel Freitas, considerando que «estas obras passaram a ser um tormento para os estudantes, os Encarregados de Educação e para as Direções das referidas escolas».

O PS/Algarve recorda, em nota de imprensa, que o programa de modernização de escolas secundárias já deveria estar concluído em 2012, mas, por falta de financiamento, foram alterados projetos e houve atrasos derivados de processos judiciais por falha de pagamentos por parte do Estado.

«Na visita à Escola Secundária João de Deus, em Faro, tive a oportunidade de verificar que continuam as aulas e o serviço de refeitório nos “Monoblocos” e não existe nenhuma sala de convívio para os estudantes e quando chove muitos deles permanecem no exterior porque não cabem no átrio de entrada», denuncia o parlamentar Socialista.

Além disso, nas questões que colocam ao Ministério da Educação, os socialistas querem saber se tem havido falta de fiscalização para que não tenham sido detetados os erros de construção, respetivamente, na cobertura do campo de jogos na Escola João de Deus, em Faro, e no chão do pavilhão na Secundária de Vila Real de Santo António.

«E o que é incrível é que ninguém nos dá a garantia da conclusão das obras durante este ano letivo, nem os responsáveis na região da Parque Escolar, nem a Delegação de Educação do Algarve», remata Miguel Freitas.

Por isso mesmo, o Partido Socialista, na Assembleia da Repúblic,a exige uma resposta do Governo sobre a programação e a previsão do final das intervenções e a receção definitiva das obras da Parque Escolar no Algarve.

Comentários

pub