Secretário de Estado do Ambiente assina contrato do passadiço entre o Algar Seco e o Forte de Carvoeiro

O secretário de Estado do Ambiente desloca-se amanhã, dia 25, a Lagoa, a convite do presidente da Câmara Francisco Martins, […]

O secretário de Estado do Ambiente desloca-se amanhã, dia 25, a Lagoa, a convite do presidente da Câmara Francisco Martins, para proceder à assinatura do contrato da Empreitada de Passadiço e Trilho entre o Algar Seco e o Forte de Nossa Senhora da Encarnação na Praia de Carvoeiro.

O projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Esta intervenção articula-se com o conjunto de ações previstas pelo Município e pela APA para a Praia de Carvoeiro e espaços litorais confinantes, que têm um especial relevo por se localizarem junto a um importante centro de atividade turística.

Neste âmbito, foi já requalificado o Largo da Praia e diversas instalações destinadas a pescadores e operadores de pequenas atividades marítimo-turísticas, bem como sanitários, balneários e outras de apoio às atividades balnear e ligadas à fruição do litoral.

Foi também intervencionada a estrada do Algar Seco, de forma a privilegiar a circulação pedonal e a melhorar o enquadramento cénico do local com a passagem de infraestruturas elétricas e de comunicações aéreas a subterrâneas.

Também a velha escadaria que dá acesso à praia do Paraíso foi requalificada e iluminada com recurso a energia fotovoltaica.

Os trabalhos de requalificação que agora se vão iniciar incidem sobre um conjunto de trilhos muito procurados pelos caminhantes, apesar da «sua perigosidade em face da sua localização e topografia do terreno».

Estes percursos ligam o Algar Seco – uma interessante formação geológica nas arribas calcárias do litoral -, à Fortaleza de Nossa Senhora da Encarnação, sobranceira à Praia de Carvoeiro.

«Espera-se que esta obra de requalificação se traduza num uso preferencial dos passadiços e trilho, tornando a circulação pedonal pelo espaço mais segura e atrativa, bem como venha a permitir a fruição por pessoas com mobilidade condicionada, um grupo com uma expressão crescente entre os que nos visitam», salientam os responsáveis pelo projeto.

Está ainda prevista a construção de um largo na zona envolvente ao Forte de Nossa Senhora da Encarnação, para «conferir a devida dignidade a esta antiga estrutura de defesa do Litoral».

 

PROGRAMA | 25 DE OUTUBRO
11h30 – Câmara Municipal de Lagoa

11h30 – Boas-vindas do Presidente da Câmara

11h40 – Apresentação do projeto (CML – autora do projeto)

11h50 – Assinatura do contrato (ou aprovação da minuta)

12h00 – comunicação do Secretário de Estado do Ambiente,

12h10 – Perguntas jornalistas

12h30 – Visita ao local

Comentários

pub