Rota do Petisco de Portimão chega ao fim em clima de festa

A 3ª edição da Rota do Petisco de Portimão terminou no passado dia 13 de outubro, depois de mais de […]

A 3ª edição da Rota do Petisco de Portimão terminou no passado dia 13 de outubro, depois de mais de cinco semanas em que a gastronomia e a animação encheram as ruas da cidade, da Praia da Rocha e, pela primeira vez, das vilas de Alvor e Ferragudo.

Terminada a Rota do Petisco 2013, é tempo de balanço final, estando o encerramento oficial da marcado para 25 de outubro, pelas 21h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes, altura para a divulgação dos números do evento e para o sorteio dos prémios para os petiscadores mais assíduos.

Quem conseguiu reunir, pelo menos, 15 carimbos no seu passaporte, deverá validá-lo num dos postos de informação da Rota e habilitar-se a ganhar um dos seguintes prémios, além de receber automaticamente um voucher para visitar o Museu Municipal de Portimão: dez voucheurs (duas pessoas) para visita a uma adega com provas de vinhos, quatro batismos de vela para duas pessoas e duas experiências (duas pessoas) em Sidecar Tours pela Bike my side.

Para que este encerramento seja realmente de festa, não vai faltar animação musical e muitas outras surpresas, sendo que outro momento-chave da noite de 25 de outubro será a inauguração da exposição “A Minha Marca na Rota”, na qual serão exibidos os melhores trabalhos resultantes do desafio colocado aos petiscadores de exprimirem artisticamente a sua experiência no evento através das artes plásticas (“Rota da Ilustração”) e da fotografia (“Rota da Ilustração”).

 

Superadas as melhores expetativas

 

A Rota do Petisco de Portimão 2013 constituiu uma excelente oportunidade para que os visitantes conhecessem o que de melhor a região tem para oferecer, ao mesmo tempo que os locais foram encorajados a trocarem o conforto dos sofás pela (re)descoberta dos petiscos da sua terra, saboreando as propostas ao dispor nos 70 estabelecimentos de restauração aderentes.

Desde 6 de setembro, Portimão, Praia da Rocha, Alvor e Ferragudo sentiram a “movida petisqueira”, entre os petiscos e a doçaria tradicional, as trocas de experiências, a música, a poesia e as conversas, mais que muitas, enquanto os passaportes se enchiam de carimbos e as memórias de bons momentos.

Ainda o evento ia a meio, já os números demonstravam a superação das melhores expectativas e nas últimas semanas o ânimo não esmoreceu, continuando até ao último dia os estabelecimentos e as ruas a experienciar uma vida pouco habitual para o início do outono no Algarve.

Um dos segredos que explicam o sucesso desta iniciativa assenta nas diversas sinergias que a Teia D’Impulsos tem estabelecido, com destaque para a parceria com a Câmara Municipal de Portimão, a que se conjugam os apoios das Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Ferragudo, Associação de Turismo de Portimão, Região de Turismo do Algarve, Associação de Turismo do Algarve, Comissão Vitivinícola do Algarve e ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve.

Mais informações acerca desta e de outras iniciativas da associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail [email protected].

Comentários

pub