Idosos de Azinhal e Odeleite manifestam-se em Faro contra fecho de extensões de saúde

A população idosa de Azinhal e Odeleite vai manifestar-se junto à Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS), em Faro, […]

A população idosa de Azinhal e Odeleite vai manifestar-se junto à Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS), em Faro, a partir das 15h00, do dia 22 de Outubro, em protesto contra o fecho das Extensões de Saúde daquelas localidades.

Os idosos vão deslocar-se em diversos autocarros, lançando a Junta de Freguesia de Odeleite «o repto a toda a população para se juntar a esta causa».

Esta autarquia salienta, em nota de imprensa, que «da ameaça passou-se à realidade e desde dia 14 de Outubro que as extensões de saúde de Azinhal e Odeleite, no concelho de Castro Marim, fecharam portas às populações, maioritariamente envelhecidas. População e autarcas estão contra e já agendaram uma manifestação e entrega de abaixo-assinado na ARS Algarve».

No dia 10 de Outubro, «a direção do Agrupamento Centros de Saúde (ACES) do Sotavento Algarvio, cujos diretores são o Dr. Manuel Janeiro e Dra. Maria José Salgueiro, comunicou às Juntas de Freguesia de Azinhal e Odeleite o encerramento das extensões de saúde destas localidades a partir de dia 14 de Outubro», acrescenta.

«A medida não é aceite por uma população maioritariamente envelhecida e residente na serra algarvia, que aufere baixas pensões e sem qualquer rede de transportes públicos».

Segundo os presidentes de Junta de Odeleite e Azinhal, Valter Matias e António Baltazar, trata-se de «uma decisão desumana que leva a que esta humilde população, já de si fragilizada pela idade e por uma vida de sacrifício, se manifeste em Faro, no dia 22 de Outubro, em frente à ARS Algarve».

Os autarcas anunciaram que será também entregue um abaixo-assinado de toda a população, que manifesta o «repúdio por esta violenta decisão».

Advertem ainda que «as poupanças na saúde não podem ser cegas e abandonar por completo as populações já por si frágeis e indefesas».

Comentários

pub