Colégio S. Gonçalo recebe exposição “A Física no dia-a-dia”

A exposição “A Física no dia-a-dia” estará em exibição no Colégio S. Gonçalo, em Lagos, de 7 a 18 de […]

A exposição “A Física no dia-a-dia” estará em exibição no Colégio S. Gonçalo, em Lagos, de 7 a 18 de Outubro, para escolas, das 9h00 às 17h00, e no dia 19 de outubro, entre as 14h00 e as 18h00, para a comunidade em geral, com entrada livre.

A apresentação da exposição vem no seguimento da distinção do Prémio Escola que o Colégio S. Gonçalo mereceu no passado ano letivo, por parte do Ministério da Educação e Ciência.

A Física no dia-a-dia na escola é uma exposição baseada na obra “A Física no dia-a-dia”, de Rómulo de Carvalho, que tem marcado a vida das escolas por todo o país.

Desenvolvida pelo Pavilhão do Conhecimento, a exposição original foi exibida entre Novembro de 2011 e Setembro de 2012, tendo sido adaptada para uma itinerância pelas escolas no âmbito do programa O Mundo na Escola, sob a orientação científica de Pedro Brogueira e Filipe Mendes, físicos e professores do Instituto Superior Técnico.

Mantendo o design e o conceito expositivo original, a exposição está organizada seguindo a lógica das várias divisões de uma casa – quarto, sala, escritório, cozinha e jardim – utilizando objetos do quotidiano para explicar princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. As atividades oferecidas utilizam materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha, etc.

Para obter mais elementos sobre a exposição poderão consultar: http://www.mundonaescola.pt/?page_id=129.

Esta exposição destina-se a crianças a partir dos 5 anos, em grupos no máximo de 25-30. No caso das escolas, os grupos deverão ser acompanhados por um professor responsável.

Para assistir e participar nesta exposição interativa que tem a duração de 45 a 60 minutos, bastará agendar o dia e hora para 282767827, ou preferencialmente para [email protected].

«Esta exposição será de uma grande riqueza para todos os estudantes, para que estes possam entender que a Física está à nossa volta e que não é nenhum bicho de sete cabeças», salienta o Colégio S. Gonçalo.

Comentários

pub