Simplex Autárquico do Algarve Central é o vencedor nacional de concurso europeu

A rede de cidades Algarve Central foi vencedora a nível nacional nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, na categoria «Desenvolvimento […]

A rede de cidades Algarve Central foi vencedora a nível nacional nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, na categoria «Desenvolvimento do Ambiente Empresarial».

A atribuição do primeiro prémio deveu-se ao projeto de Simplex Autárquico criado pelos seis municípios que compõem a rede (Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira), que veio agilizar processos entre as diferentes autarquias.

«Conforme foi amplamente divulgado nessa altura, desde 15 de maio de 2012, que os munícipes e empresas dos concelhos de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira passaram a poder dar seguimento a assuntos relacionados com urbanismo, taxas e licenças, em qualquer um dos balcões de atendimento destes seis municípios, bem como podem contar com mais de 100 formulários harmonizados entre estes municípios», recordou a Câmara de Faro, que lidera a rede de cidades e avançou com a candidatura ao prémio. «Trata-se de uma iniciativa única a nível nacional», frisou.

«Conhecidas as dificuldades daqueles que tratam assuntos idênticos em diferentes concelhos, com procedimentos, modelos de trabalho e formulários muito diversos, esta iniciativa veio facilitar e simplificar o acesso dos cidadãos e das empresas aos serviços municipais», acrescentou a autarquia.

No âmbito do mesmo projeto, está a caminhar-se para «a submissão on-line, assegurando-se acessos diretos às diversas aplicações e bases de dados dos diferentes serviços municipais, a partir das lojas municipais existentes». «Com o atendimento descentralizado, independentemente do local de consulta ou das aplicações informáticas existentes, consolidou-se assim a melhoria dos serviços prestados à comunidade local, e em particular às empresas», considerou a Câmara de Faro.

O prémio foi entregue à Câmara de Faro, como município líder da rede de cidades, esta quarta-feira. O galardão «reconhece e consagra assim o trabalho de cooperação, entendimento e concertação de esforços que os seus 6 municípios têm trilhado em diversas áreas».

Comentários

pub