Rota do Petisco conduz à (re)descoberta das memórias da cidade

Durante cinco semanas, todas as quintas-feiras, alguns dos espaços mais marcantes da história de Portimão servirão de mote a noites […]

Durante cinco semanas, todas as quintas-feiras, alguns dos espaços mais marcantes da história de Portimão servirão de mote a noites de conversa. Trata-se das Rota Talks – Espaços e Memórias, que começam já nesta quinta-feira, dia 12, às 22h00, na Tasca Almareado.

Serão cinco conversas em outros tantos espaços, para as quais todos estão convidados, e que decorrerão acompanhadas por um petisco, ou não fizessem parte do programa paralelo da Rota do Petisco.

O tema da primeira tertúlia será «A Lota: Sob o signo do peixe», e a conversa contará com a participação do historiador Valdemar Coutinho e da antropóloga Patrícia Ramos, além de outros convidados.
Inicialmente Central Elétrica, depois funcionando como Lota e, nos dias de hoje, palco de esporádicas manifestações culturais, este é um espaço que já teve várias vidas. Na primeira edição das Rota Talks, o objetivo é recordar as vidas que fizeram o espaço, marcadas pelo mar e pela atividade pesqueira que, durante séculos, constituiu um dos principais alicerces da economia de Portimão.

No dia 19, será a Maria do Mar a receber a nova Rota Talk, que terá como tema, bem apropriado para o local, «As fábricas de conservas: das redes à lata», seguindo-se, no dia 26, «A Casa Inglesa: Tertuliando em Portimão», tendo como palco precisamente aquela estabelecimento da baixa da cidade.

No dia 3 de outubro, na Porta Velha, irá conversar-se sobre «Convento de S. Francisco: Imóvel de Interesse Público?», fechando este ciclo de tertúlias à volta da cidade e bem acompanhados por petiscos no dia 10 de outubro, na Casa Manuel Teixeira Gomes, falando precisamente sobre esta figura: «MTG: um homem da cidade».

Através das Rota Talks será recordado o passado de Portimão e a forma como traçaram a identidade da cidade e dos portimonenses e perspetivado qual será o seu futuro e como poderão continuar a ser pontos de destaque no quotidiano e na vida dos cidadãos.
Todos estão convidados para participar nas tertúlias na companhia dum bom petisco.

As Rota Talks são uma parceria da Teia D’Impulsos com o programa Por Ti do município de Portimão, para dar a conhecer espaços e memórias da cidade.

Comentários

pub