Loulé homenageia ex-combatentes com a inauguração de monumento

A Câmara de Loulé inaugurou no passado sábado o Monumento ao Combatente, no Largo Bartolomeu Dias, Campina de Cima, na […]

A Câmara de Loulé inaugurou no passado sábado o Monumento ao Combatente, no Largo Bartolomeu Dias, Campina de Cima, na cidade de Loulé. Esta é uma homenagem da Liga dos Combatentes – Núcleo de Loulé e Câmara Municipal a todos aqueles que lutaram em representação do País, tendo muitos deles perdido a vida em combate.

«Este elemento escultório traduz simbolicamente o respeito e memória que toda a sociedade deve aos combatentes. É constituído por dois materiais: o betão, associado à dureza e sacrifício, e a pedra, um material que traduz nobreza. Ao lado do monumento, uma árvore pretende quebrar a frieza do elemento e, simultaneamente, transmite o conceito de vida. Todo o corpo escultórico assenta no símbolo dos combatentes», revelou a Câmara de Loulé.

A conceção do projeto foi da responsabilidade da Arquiteta Sofia Pontes, da Câmara Municipal de Loulé. A sua simbologia assenta em três ideias: «respeito, memória e justiça».

Na cerimónia de inauguração do monumento, o presidente da Cãmara de Loulé considerou que “este é um é mais um símbolo que irá embelezar a cidade de Loulé e, simultaneamente, é o cumprir de uma promessa ao Núcleo de Loulé, já que esta era uma “dívida’” que Loulé tinha com os seus ex-combatentes».

O autarca acrescentou que esta homenagem é também «um sinal de esperança, paz, solidariedade e bem-estar para os jovens para não querem mais a guerra».

Comentários

pub