Velejador farense Hugo Rocha sagra-se Campeão Mundial de J80

O velejador farense Hugo Rocha conquistou dois títulos mundiais no espaço de 15 dias. O seu mais recente título, de […]

O velejador farense Hugo Rocha conquistou dois títulos mundiais no espaço de 15 dias. O seu mais recente título, de Campeão do Mundo da classe de J80, foi alcançado no passado dia 15 de julho, numa prova disputada em Marselha, mas o velejador havia já conquistado dias antes outro título, em Itália, em ORC, como tático do Scugnizza de Vicenzo de Blasio.

Nesta última prova, Hugo Rocha tinha a bordo uma tripulação internacional formada por Pavel Savenko, Alex Semenov, Francisco Palácio e David de la Plazza, com quem nunca tinha trabalhado, mas a sintonia foi perfeita, como pode perceber-se pelos resultados alcançados.

A Câmara de Faro salienta, em comunicado, que a cidade se «orgulha de ter visto crescer Hugo Rocha como velejador e grande impulsionador desta modalidade desportiva».

Também por isso, a Câmara Municipal «presta publicamente o reconhecimento devido a Hugo Rocha, que tanto tem contribuído para dignificar o nome de Faro e de Portugal. Somos um concelho com ligações indissociáveis ao mar e a autarquia tem vindo a fazer um esforço para que a oferta de desportos náuticos seja uma constante ao longo de todo o ano. O Centro Náutico da Praia de Faro é disso um exemplo e uma aposta ganha».

Hugo Rocha é natural de Faro onde nasceu em abril de 1972 e iniciou a prática de vela com 10 anos nas escolas da Direção Geral de Desporto. Desde então o seu gosto pela modalidade cresceu e até à data já conquistou vários títulos a nível nacional e em regatas internacionais.

Tem marcado presença nos Jogos Olímpicos, nomeadamente em 1992 (Barcelona) e em Atlanta (96) onde foi medalha de bronze com Nuno Barreto. Esta medalha olímpica veio pôr fim a um período de 35 anos em que Portugal não conseguia qualquer medalha nesta modalidade.

Hugo Rocha foi agraciado com a Medalha de Mérito – Grau Ouro, nos festejos do Dia do Município de Faro, em 1996.

Comentários

pub