Morreu o prof. Duval Pestana

Duval Pestana, professor e encenador de teatro de Lagos, faleceu ontem, aos 75 anos, vítima de doença prolongada. O corpo […]

Duval Pestana, professor e encenador de teatro de Lagos, faleceu ontem, aos 75 anos, vítima de doença prolongada. O corpo está em câmara ardente no Cemitério Novo de Lagos, onde o funeral terá lugar amanhã, terça-feira, às 10h00.

Duval Pestana foi professor, na Escola Secundária Júlio Dantas, inicialmente de Matemática, durante duas décadas, e depois, quando foi criada a disciplina de Teatro, dessa mesma disciplina e ainda de Oficina de Teatro.

Em 2004, Duval Pestana criou, com Andrea Martins, a OMINED, a Oficina Municipal de Iniciação à Expressão Dramática, que contava com o apoio da Câmara Municipal de Lagos.

A OMINED propunha uma «iniciação ao nível das artes cénicas, com especial enfoque na área do teatro», e apresentava, no final de cada ano letivo, uma peça no Centro Cultural de Lagos, com a participação de jovens da cidade. A Oficina foi encerrada há cerca de dois anos, devido ao corte do financiamento por parte da Câmara de Lagos.

Duval Pestana, que começou como ator de teatro no grupo de Faro e mais tarde se dedicou à encenação e ao ensino da disciplina, na escola e fora dela, manifestava-se adepto de um «teatro de denúncia, de vanguarda, da contemporaneidade». E não se cansava de dizer: «o teatro para mim é praticamente a vida».

A sua morte deixa um imenso vazio no mundo cultural de Lagos e do Algarve.

Viegas Gonçalves, presidente da Academia de Música de Lagos, já disse que «o seu nome será perpetuado como o grande precursor de uma geração de artistas e homem das artes nesta cidade de Lagos».

 

Atualizado dia 16, às 8h43, acrescentando as declarações de Viegas Gonçalves

 

Comentários

pub