Gato escondido com o rabo de fora

Com Rui Machete, que ontem mesmo assumiu as funções de ministro dos Negócios Estrangeiros, são pelo menos três os membros […]

Com Rui Machete, que ontem mesmo assumiu as funções de ministro dos Negócios Estrangeiros, são pelo menos três os membros do Governo sobre os quais pairam suspeitas de comportamentos no mínimo censuráveis, antes de ingressarem no executivo.

O primeiro foi Franquelim Alves, secretário de Estado da Inovação e do Empreendedorismo, que teve ligações aos mesmos SLN e BPN a que Rui Machete também esteve ligado e com funções dirigentes.

Depois foi o caso da secretária de Estado, agora Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que tem sido apontada como uma das responsáveis pelos ruinosos contratos SWAP. A ministra já negou ter tido conhecimento desses contratos, mas ainda esta semana, perante a Comissão Parlamentar que investiga o caso, dois anteriores responsáveis das Finanças afirmaram que Maria Luís sabia do que se passava.

Quanto a Rui Machete, foi presidente ao longo de vários anos do Conselho Superior da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), a dona do Banco Português de Negócios (BPN), onde o Estado português injetou a fundo perdido cerca de 4 mil milhões de euros, para evitar a falência.

Na sua qualidade de então presidente da Fundação Luso-Americana, Rui Machete esteve ligado ao Banco Privado Português (BPP), onde foi membro também do Conselho Consultivo, e onde adquiriu cerca de 3% das ações, investimento que a FLAD acabou por perder quando o banco declarou falência.

Depois destas três nomeações à volta das quais só se podia esperar polémica, sou levada a pensar que ou o primeiro ministro Passos Coelho anda muito distraído, ou não há mais ninguém capaz no país e sem telhados de vidro que possa ser nomeado para estes cargos de alta responsabilidade…ou então, pura e simplesmente, Passos Coelho está-se marimbando para o que possam pensar os portugueses…

O mais ridículo nisto é que, tanto no caso de Franquelim Alves como agora no de Rui Machete, os currículos oficiais enviados pelo próprio gabinete do primeiro-ministro aos órgãos de comunicação social omitiam esses cargos relevantes.

É assim uma espécie de gato escondido com o rabo de fora, que só pode indiciar consciência pesada do Governo e do seu primeiro ministro. Se assim não fosse, se nada houvesse a esconder, então esses cargos relevantes na SLN, BPN e BPP deveriam constar das biografias oficiais.

Mas se a ideia era mesmo não levantar a lebre e assim esperar que ninguém nos jornais se lembrasse do que andaram estes senhores e senhora a fazer antes de serem do Governo, Passos Coelho deve ser muito ingénuo…ou pior ainda…

A mim ninguém me tira da cabeça que estas nomeações são apenas mais um exemplo da imensa arrogância e desprezo deste Governo e do seu primeiro ministro pelos portugueses que, apesar de tudo, os elegeram. E pelos outros portugueses também!

Comentários

pub