Gaspar sai, Maria Luís Albuquerque sobe a Ministra das Finanças

Vítor Gaspar, ministro das Finanças, apresentou hoje a sua demissão do Governo, sendo substituído na pasta das Finanças por Maria […]

Vítor Gaspar, ministro das Finanças, apresentou hoje a sua demissão do Governo, sendo substituído na pasta das Finanças por Maria Luís Albuquerque, até agora secretária de Estado do Tesouro, e figura chave do escândalo das “swaps”.

A Presidência da República na sua página oficial na internet, diz que já «aceitou a proposta, apresentada pelo Primeiro-Ministro, de exoneração» do Ministro de Estado e das Finanças.  A saída de Vítor Gaspar, salienta ainda o site da PR, foi feita «a seu pedido».

Na mesma nota, o Presidente da República anuncia a sua aceitação da proposta de nomeação de Maria Luís Albuquerque, de 45 anos, para o cargo de Ministra das Finanças, acrescentando que «a posse do novo membro do Governo será conferida amanhã, terça-feira dia 2 de Julho, pelas 17h00 no Palácio de Belém».

Esta foi a segunda saída de um ministro do XIX Governo Constitucional, depois da demissão de Miguel Relvas do cargo de ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, em abril deste ano.

Entretanto, segundo o jornal Público, Paulo Portas, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, vai passar a ser o número dois do Governo, após a exoneração de Vítor Gaspar. Maria Luís Albuquerque será também ministra de Estado, mas ficará como número três do Governo, perdendo assim o protagonismo que o seu antecessor Gaspar tinha.

O gabinete do primeiro-ministro, em comunicado citado pelo Público na sua edição online, disse ter informado o Presidente da República do pedido de demissão de Vítor Gaspar. E acrescenta que Passos Coelho «sublinha o elevado sentido de Estado manifestado pelo Doutor Vítor Gaspar no desempenho das suas funções, que exerceu em prol da defesa do interesse nacional durante um período de elevadíssima exigência para o país e sempre com espírito de total dedicação e lealdade».

Com a nomeação da antes secretária de Estado do Tesouro, que foi conselheira económica de Passos Coelho quando ele ainda não era primeiro ministro, o chefe do Governo parece estar a focar no seu círculo de confiança as principais pastas.

Fica assim gorada a nomeação de Paulo Macedo, ministro da Saúde, que era apontado como eventual sucessor de Gaspar e como o preferido do CDS/PP.

Com a saída de Vítor Gaspar, saem também automaticamente os restantes secretários de Estado do Ministério das Finanças: Luís Morais Sarmento, secretário de Estado do Orçamento, Manuel Rodrigues, secretário de Estado das Finanças, Paulo Núncio, dos Assuntos Fiscais, e Hélder Rosalino, da Administração Pública, além de, claro, Maria Luís Albuquerque, agora promovida a ministra.

Esta é a segunda saída de um ministro do XIX Governo Constitucional, depois da demissão de Miguel Relvas do cargo de ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, em abril passado.

 

Leia aqui a carta de demissão de Vítor Gaspar.

 

Comentários

pub