AHETA: Maior ocupação e mais turistas irlandeses em Junho em relação a 2012

As médias de ocupação nas unidades hoteleiras que pertencem à associação de Hoteis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) voltaram […]

As médias de ocupação nas unidades hoteleiras que pertencem à associação de Hoteis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) voltaram a subir em junho de 2012, em relação ao mesmo mês do ano passado. Destaque para o grande aumento de irlandeses que estiveram na região, em relação ao ano passado.

Segundo dados provisórios sobre o desempenho no mês passado, lançados pela associação empresarial, «a ocupação global média/quarto foi de 73,1 por cento, 4,7 pontos percentuais acima do valor verificado em 2012».

Uma subida que foi empurrada por um reforço da presença de irlandeses (mais 1,8 pp, subida de 41,6 por cento em relação a 2012», holandeses (mais 0,6 pp, 12,5 por cento) e britânicos (+ 0,4 pp, 2,1 por cento).

Por outro lado, houve menos espanhóis (menos 0,6 pp, descida homóloga de 31,8 por cento) e alemães (- 0,6 pp, 11,8 por cento).

Por zonas, aquela que teve a ocupação mais elevada foi a de Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago registou a taxa de ocupação média mais elevada (80,2 por cento), mas quem viu o número dfe turistas a subir mais, e um ano para o outro, foram as zonas turísticas do Carvoeiro / Armação de Pêra (7,7 por cento) e Albufeira (6 por cento). A Paria da rocha foi a que registou menor ocupação, com 64,4 por cento da oferta a ser preenchida.

Por tipologia, os hotéis e aparthotéis de 3 estrelas subiram ao nível das taxas de ocupação, em relação a 2012, bem como aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4 estrelas (13,1 e 7,4 por cento, respetivmente).

As médias de ocupação mais elevadas verificaram-se nos hotéis aldeamentos e apartamentos turísticos de 4 e 5 estrelas (83 por cento), enquanto os seus congéneres de 3 estrelas foram os menos procurados pelos que visitaram a região (60,4 por cento).

Comentários

pub