Grupo coral «Desafinados» leva obras de Eurico Carrapatoso à Igreja de Ferreiras

O ensemble vocal «Desafinados», formado por alunos da Escola Superior de Música de Lisboa (ESMEL), vai protagonizar um concerto de […]

O ensemble vocal «Desafinados», formado por alunos da Escola Superior de Música de Lisboa (ESMEL), vai protagonizar um concerto de música coral à cappella (apenas vozes) na Igreja de São José, em Ferreiras, concelho de Albufeira, no dia 11 de julho, onde será explorada a música do compositor português Eurico Carrapatoso. O concerto tem entrada livre e inicia-se às 21 horas.

O programa integra três composições do ciclo «O que me diz o vento de..», dois excertos da obra«Ay, que dolor!», que, segundo a Câmara de Albufeira, recorda «a música antiga e a trágica história de D. Pedro e D. Inês» e a composição «Marília», obra sobre um soneto de Bocage.

A iniciativa que faz parte de um projeto orientado pelos professores da ESMEL, Clara Alcobia Coelho e Vasco Pearce de Azevedo consistiu na preparação de dois programas de concerto: um à cappella, com obras do músico português Eurico  Carrapatoso e outro para coro/solistas e piano, com obras de Johannes Brahms. O culminar do projeto, após as apresentações oficiais em Lisboa, passa por uma digressão pelo país, onde se integra o Concerto de Ferreiras.

Vários dos elementos do coral «Desafinados», paralelamente aos seus estudos fazem ou fizeram parte de grupos como o Coro Ricercare, o Coro Sinfónico Lisboa Cantat ou o Coro Gulbenkian, lecionam em Conservatórios como o de Setúbal, Sintra e Metropolitano de Lisboa e têm participado em vários cursos de aperfeiçoamento, dos quais destacamos o Curso Internacional de Música Vocal de Aveiro e os Vocalizze do Instituto Piaget de Almada. Sete dos seus elementos estudaram ao abrigo do programa Erasmus, no Instituto Kodály, na Hungria.

Comentários

pub