Faro e Nampula pensam em geminação para estimular economias locais

Uma delegação da região moçambicana de Nampula esteve dez dias em Faro a lançar as sementes para uma geminação entre […]

Uma delegação da região moçambicana de Nampula esteve dez dias em Faro a lançar as sementes para uma geminação entre a cidade que dá nome à região do país africano e a capital algarvia «como forma de procurar superar a crise europeia e também determinadas carências sentidas na Região de Nampula». A visita decorreu entre 4 e 12 de junho.

«Áreas como o turismo, o retalho, a agricultura, a construção civil, os combustíveis ou a formação profissional foram identificadas como passíveis de investimento mútuo, num projeto de geminação que se quer transparente e duradouro», revelou o Agrupamento de Empresas Consumidoras de Combustíveis de Portugal (AECCP), que organizou a visita da delegação oficial do município da cidade de Nampula.

Para que esta colaboração seja possível, no futuro, um dos «pilares fundamentais» da visita foi «o encontro com agentes económicos e políticos da região algarvia, de modo a analisar a melhor estratégia para que o know-how de alguns sectores nacionais possam ser replicados em Moçambique, mas também para observar como será possível a exportação de produtos moçambicanos para terra lusas, designadamente o Algarve».

Entre as instituições que foram abordadas pela delegação moçambicana contam-se a Universidade do Algarve, a Entidade Regional de Turismo do Algarve e a Santa Casa da Misericórdia. Os representantes da região de Moçambique também estiveram envolvidos «em ações de formação com técnicos e dirigentes municipais».

Do lado moçambicano, «de entre os vários parceiros já identificados, conta-se também o Agrupamento de Empresas Comerciais e Industriais de Moçambique (AECIM), que engloba várias dezenas de empresas daquele país africano que pretendem investir em Portugal e que, simultaneamente, auguram o desenvolvimento de ferramentas e competências que lhes permitam ser altamente competitivos nos respetivos mercados de atuação».

«Assim, com o objetivo também de elucidar possíveis investidores em Moçambique será, atempadamente, convocada uma conferência de imprensa, a realizar em Nampula, de modo a divulgar os objetivos e resultados da presente visita», assegurou a AECCP.

«Os trabalhos finalizaram com um encontro na Câmara Municipal de Faro, entre os representantes desta autarquia e os da Câmara Municipal de Nampula, cidade moçambicana que procura, através da intervenção do AECCP, estabelecer parcerias estratégicas que visem a otimização de recursos industriais e comerciais entre estas duas importantes cidades», concluiu a organização.

Comentários

pub