Câmara de Portimão, ActionCOACH e APME dinamizam ações de formação para o empreendedorismo

A Câmara Municipal de Portimão acaba de estabelecer um protocolo de colaboração com a ActionCOACH Portugal e a APME – […]

A Câmara Municipal de Portimão acaba de estabelecer um protocolo de colaboração com a ActionCOACH Portugal e a APME – Associação Portuguesa de Mulheres Empresárias, com o objetivo de criar uma importante ferramenta na formação para o empreendedorismo.

É propósito desta colaboração mútua facilitar a aquisição de um conjunto de competências tendentes a capacitar os empreendedores para os principais aspetos relacionados com a criação e consolidação dos seus negócios, apoiando também a transformação de ideias em empreendimentos e, no caso das PME já no mercado, dotando os empresários de conhecimentos e novas abordagens face às atuais exigências.

A iniciativa surge da determinação da autarquia em dinamizar atividades na área do empreendedorismo, fomentar um espírito empreendedor local, possibilitar o desenvolvimento de competências e desenvolver as capacidades empreendedoras e o progresso dos seus munícipes.

Com este tipo de medidas, a Câmara de Portimão pretende assumir um posicionamento de liderança e inovação, tornando o município num polo atrativo e dinamizador de atividades na área do empreendedorismo, ao mesmo tempo que é desenvolvido o tecido empresarial local.

Quanto à empresa ActionCOACH, exerce a sua atividade na área do Business e Executive Coaching e possui um programa de formação destinado a empresários e a empreendedores que queriam lançar o seu negócio, estando disponível para trabalhar em “co-operação” com outros agentes e instituições para a promoção do empreendedorismo.

A APME é uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública com um vasto e reconhecido trabalho desenvolvido na área do apoio ao empreendedorismo e da sustentabilidade de empresas e negócios.

Workshops gratuitos

Até ao final do corrente ano e durante 2014, estão previstos dois ciclos de formação com um conjunto de workshops de participação gratuita, especialmente dirigidos para a comunidade de empreendedores e empresários do município de Portimão.

O ciclo inicial, intitulado “Transformar Ideias em Negócios”, integra vários workshops com a duração de 3 horas cada, o primeiro dos quais terá lugar a 6 de junho na sala de formação do Museu de Portimão, entre as 18h00 e as 21h00, subordinado ao tema “Construir o Plano Financeiro da Empresa” e destinado a empreendedores, empresários, quadros de empresas.

Esta ação, que conta com a parceria institucional da Câmara Municipal de Portimão, tem como objetivos aprender a construir um plano anual de vendas, identificar o que são custos fixos e custos variáveis, distinguir prioridades em termos de investimento inicial e ainda criar uma empresa rentável, sendo formador Helder Gonçalves, business coach certificado pela ActionCOACH e licenciado em Relações Públicas e Publicidade pelo INP, com uma pós-graduação em Gestão de Marketing.
 
A participação é gratuita, embora de inscrição obrigatória e limitada aos lugares disponíveis, devendo as respetivas inscrições ser efetuadas desde já em: http://wsplanodenegcios.eventbrite.pt/#.

Os próximos workshops estão marcados para 29 de junho (“Saber Vender e Criar Diferenciação”) e 20 de julho (“Marketing Eficaz com Pouco Dinheiro”), encontrando-se também agendada para 21 de junho na Casa Manuel Teixeira Gomes a realização de uma StartUp Academy, cujos detalhes serão divulgados em breve.

Mais informações podem ser solicitadas a Helder Gonçalves: 929 273 352 – [email protected].

Comentários

pub