Albufeira é recordista nacional das praias com qualidade de ouro

O concelho do país com maior número de praias com qualidade de ouro é Albufeira (com 20 zonas balneares), seguido […]

O concelho do país com maior número de praias com qualidade de ouro é Albufeira (com 20 zonas balneares), seguido de Vila Nova de Gaia (16), Almada (15), Vila do Bispo (12), Torres Vedras (11) e Grândola (10).

Em comparação com 2012, há mais 41 praias com qualidade de ouro, num total de 336 das 543 zonas balneares. Das 336 praias identificadas, 309 são costeiras, 21 são interiores e 6 são de transição.

No início de todas as épocas balneares, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribui a classificação de «praias com qualidade de ouro» às zonas balneares do país com melhores resultados em termos de qualidade da água.

No Algarve, há 84 praias com qualidade de ouro, o que significa que um quarto das zonas balneares de grande qualidade no país se situa na região mais sulina do país, percentagem que aumenta, se apenas se tiver em conta as praias costeiras.

Albufeira, com 20 praias (mais duas que no ano passado), e Vila do Bispo, com 12, estão entre os concelhos recordistas a nível nacional. Loulé e Aljezur têm nove praias com qualidade de ouro, Portimão tem seis, Lagoa, Lagos e Vila Real de Santo António têm cinco, Tavira tem quatro, e Castro Marim, faro e Olhão têm três.

Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, os resultados das praias deste concelho «são fruto de um árduo trabalho levado a cargo pela Autarquia nos últimos anos em diversas frentes, nomeadamente na limpeza das praias e das linhas de água, tratamento de águas residuais e no cumprimento de vários critérios relacionados com a segurança e qualidade das zonas balneares, como as acessibilidades e o controlo da qualidade da água».

No concelho de Loulé, e em relação ao ano passado, houve um maior número de praias a receber aquela distinção, o que permitiu passar «dos 60 por cento conseguidos em 2012 para 90 por cento em 2013».

«Assim, a quase totalidade da linha costeira do concelho de Loulé reforça a imagem divulgada no ano passado, “Loulé é Ouro sobre Azul”, ou seja, junta duas distinções de alto nível, a Bandeira Azul e a Bandeira de Ouro da Quercus», ilustrou a autarquia.

Loulé tem uma faixa costeira de 14 quilómetros e «oferece extensas praias de areia fina e dourada, longas horas de sol, clima ameno e algumas das melhores estruturas turísticas do Algarve e do País». «Criar uma diferenciação pela qualidade de excelência é o que a Câmara Municipal de Loulé pretende para as praias do concelho de Loulé», concluiu a autarquia.

 

Mais zonas balneares em 2013

 

Segundo os dados da Quercus, em 2013 existem em Portugal 543 zonas balneares, mais 17 que em 2012. Com base no seu historial, incluindo as análises até ao final da época balnear de 2012, há agora quatro praias com qualidade classificada como “má”, menos uma que na época balnear passada: uma costeira, São Roque no concelho de Machico na Madeira, e três interiores: Pontilhão da Valeta em Arcos de Valdevez, Fragas de S. Simão em Figueiró dos Vinhos e Agroal em Ourém.

Do total de águas balneares, 23 praias têm o uso limitado, nomeadamente por situações de risco associado à estabilidade das arribas (Portaria n.º 178/2013, de 13 de maio).

O estuário do Tejo tem pela primeira vez uma praia devidamente classificada e onde passa assim a ser permitida a prática balnear. Trata-se da praia de Ponta dos Corvos, no concelho do Seixal, cuja época balnear se estenderá de 15 de Junho a 15 de Setembro. «Este facto merece destaque pois é, sem dúvida, resultado do esforço de tratamento de efluentes domésticos que tem sido feito em ambas as margens do estuário nos últimos anos», salienta a Quercus.

A associação ambientalista salienta ainda que, «em relação à época balnear anterior, houve um acréscimo significativo de praias com qualidade excelente», passando-se de 85% para 94% no caso das praias costeiras e de transição, e de 54% para 68% no que respeita às águas interiores, valores próximos dos verificados em 2011, principalmente em relação ao primeiro tipo de zonas balneares (praias costeiras e de transição).

A Quercus considera que continua a existir «alguma vulnerabilidade à poluição, em especial nas águas interiores, nomeadamente no que diz respeito às falhas no saneamento básico e aos problemas de gestão da bacia hidrográfica, os quais estarão na origem de análises más, sendo que em muitos dos casos continua a não ser possível identificar uma causa evidente». De acordo com a legislação comunitária, até à época balnear de 2015 terão de deixar de existir quaisquer praias com má qualidade.

 

Quais os critérios para as praias de ouro

 

No início do principal período de época balnear, a 1 de junho, e à semelhança dos anos anteriores, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza fez um balanço e perspetiva da qualidade das águas balneares em Portugal, com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, uma zona balnear tem de respeitar os seguintes critérios:
– Qualidade da água boa nas duas épocas balneares entre os anos de 2008 e 2009 (“boa” era, até 2009, a melhor qualidade possível de acordo com a anterior legislação europeia);
– Qualidade da água excelente nas três últimas épocas balneares de 2010 a 2012;
– Todas as análises realizadas na última época balnear (de 2012) serem excelentes.

Esta avaliação efetuada pela Quercus é mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspeto em específico.

O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Ficam de fora desta lista as zonas balneares com menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição ou onde se tenha verificado na última época balnear uma qualquer análise de qualidade inferior a excelente.

 

Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos não disponibiliza informação

 

A informação sobre a classificação das praias em termos de qualidade da água e os resultados das análises ao longo da época balnear era habitualmente centralizada e disponibilizada de forma fácil e expedita pelo Instituto da Água, entretanto integrado na Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

No entanto, e já com a época balnear em curso em diversas praias, «tal não está a acontecer», garante a Quercus. Assim sendo, apenas é possível a consulta direta dos boletins de análise através do sítio internet da APA, e só para algumas regiões hidrográficas.

«Infelizmente, este é mais um caso onde as restrições orçamentais estão a ter consequências diretas na qualidade e no dever de informação ao público na área ambiental», sublinha a Quercus.

 

Lista das praias com qualidade de ouro no Algarve:

ALBUFEIRA
ARRIFES
AVEIROS
BELHARUCAS
CASTELO
COELHA
EVARISTO
FALESIA ALFAMAR
GALE‐LESTE
GALE‐OESTE
MANUEL LOURENCO
MARIA LUISA
OURA
OURA‐LESTE
PENECO
PESCADORES
ROCHA BAIXINHA
ROCHA BAIXINHA‐NASCENTE
ROCHA BAIXINHA‐POENTE
SALGADOS
SANTA EULALIA

ALJEZUR
AMADO
AMOREIRA‐MAR
AMOREIRA‐RIO
ARRIFANA
BORDEIRA
MONTE CLERIGO
ODECEIXE‐MAR
VALE DOS HOMENS
VALE FIGUEIRAS

CASTRO MARIM
ALAGOA‐ALTURA
CABECO
PRAIA VERDE

FARO
BARRETA
CULATRA‐MAR
ILHA DO FAROL‐MAR

LAGOA
BENAGIL
CANEIROS
CARVALHO
COVA REDONDA
SENHORA DA ROCHA

LAGOS
BATATA
D. ANA
LUZ
MEIA PRAIA
PORTO DE MOS

LOULE
ANCAO
FORTE NOVO
GARRAO‐NASCENTE
GARRAO‐POENTE
LOULE VELHO
QUARTEIRA
QUINTA DO LAGO
VALE DE LOBO
VILAMOURA

OLHAO
ARMONA‐MAR
ARMONA‐RIA
FUSETA‐MAR

PORTIMAO
ALVOR‐NASCENTE
ALVOR‐POENTE
CARIANOS
PRAINHA
ROCHA
VAU

TAVIRA
BARRIL
CABANAS‐ViMAR
ILHA DE TAVIRA‐MAR
TERRA ESTREITA

VILA DO BISPO
ALMADENA‐CABANAS VELHAS
BOCA DO RIO
BURGAU
CASTELEJO
CORDOAMA
FURNAS
INGRINA
MARETA
MARTINHAL
SALEMA
TONEL
ZAVIAL

VILA REAL DE SANTO ANTONIO
FABRICA‐MAR
LOTA
MANTA ROTA
MONTE GORDO
SANTO ANTONIO

Comentários

pub