Tavira mantém Banco de Empréstimos de Manuais Escolares

A Câmara de Tavira decidiu dar continuidade ao banco de empréstimo de longa duração de manuais escolares do 1º, 2º […]

A Câmara de Tavira decidiu dar continuidade ao banco de empréstimo de longa duração de manuais escolares do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, que irá funcionar na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.

Os alunos e encarregados de educação interessados devem ceder, a título gratuito, os manuais escolares ao banco de empréstimo, até dia 15 de julho.

Posteriormente, até 19 de agosto, os utentes deste serviço devem solicitar o empréstimo dos livros em igual proporção, garantindo a sua devolução, no final do ano letivo, em bom estado de conservação a fim de poderem ser reutilizados por outros alunos.

Têm prioridade os alunos e encarregados de educação que cedam ao Banco conjuntos completos ou o maior número de manuais, seguindo-se como segundo critério a ordem de entrega.

Para os alunos matriculados no 1.º ano do primeiro ciclo de ensino básico e no 5.º ano do segundo ciclo o critério de seriação é a ordem de entrada dos pedidos.

O Banco de Empréstimo de Manuais Escolares tem como princípio orientador a promoção da igualdade de oportunidades e equidade no acesso aos manuais escolares, proporcionando, gratuitamente, aos alunos os livros escolares passíveis de reutilização.

Pretende-se, deste modo, diminuir os gastos despendidos pelas famílias na aquisição dos manuais e promover o espírito de solidariedade na comunidade, bem como valorizar a consciência do valor do livro e a necessidade do seu reaproveitamento.

Este projeto insere-se nas medidas sociais anticrise do Município de Tavira para minimizar os constrangimentos e os efeitos da crise económica atual que afeta, diretamente, as famílias.

Para esclarecimento de dúvidas deve ser contactada a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, através:
Tel.: 281 320 585
E-mail: biblioteca@cm-tavira.pt

Comentários

pub
pub