Sítio das Fontes propõe descoberta das «Libélulas – entre a água e o céu»

“Libélulas – entre a água e o céu” é o mote da ação que o Centro de Interpretação da Natureza […]

“Libélulas – entre a água e o céu” é o mote da ação que o Centro de Interpretação da Natureza do Sítio das Fontes, em Estômbar (Lagoa), promove no próximo dia 25 de maio, propondo aos participantes “ir à procura dos pequenos seres”.

Trata-se da atividade promovida pelo Sítio das Fontes no âmbito da 4ª. edição da Festa da Natureza, promovida pela associação Almargem em vários pontos do Algarve.

A descoberta deste fascinante grupo de insetos decorrerá com a orientação de um especialista, o prof. Nuno Loureiro, durante uma sessão com componentes teórica e prática, no Centro de Interpretação da Natureza do Sítio das Fontes.

Pretende-se apresentar as Libelinhas, um grupo de seres pertencentes à Ordem Odonata, da Classe dos Insetos, com mais de 50 espécies no Algarve, dando a conhecer melhor a biodiversidade da região.

No termo desta ação, os participantes deverão conseguir observar e identificar de forma autónoma as espécies que existem no Algarve. Deseja-se que o número de pessoas que observam regularmente Libélulas e Libelinhas venha a aumentar e que, no futuro, seja possível melhorar o conhecimento sobre a distribuição no território desta Ordem de Insetos.

A ação está limitada à participação de 20 pessoas, sendo a inscrição obrigatória e gratuita, decorrendo até ao próximo dia 21 de maio.

Programa:
– 9h30 – Receção e acolhimento de boas-vindas aos participantes (CIN – Centro de Interpretação da Natureza).
– 9h35/10h30 – Palestra sobre odonatas (ecologia, ciclo de vida e comportamento, identificação, fotografia, guias de campo e cartografia regional disponível). Observação de larvas de odonatas em ambiente condicionado (aquários do CIN)
– 10h30/12h30 – Saída de campo (Açudes do Sítio das Fontes e Arrozal de Nª Srª do Rosário – Estômbar)

Para mais informações:
Telefone: 282.432.784 ou 282.380.456
Email: [email protected] ou [email protected]

Foto da autoria de: Nuno Loureiro

 

 

Comentários

pub