Orquestra do Algarve apresenta obra de Daniel Schvetz em estreia absoluta

A Orquestra do Algarve apresenta, em estreia absoluta, no dia 31 de maio, em Faro, e no dia 2 de […]

A Orquestra do Algarve apresenta, em estreia absoluta, no dia 31 de maio, em Faro, e no dia 2 de junho, em São Brás de Alportel, o “Concerto para Clarinete e Cordas – “Memoria, Preludio y Gesto” de Daniel Schvetz, com António Saiote enquanto solista no clarinete.

Este será um dos pontos altos do concerto “3 Séculos de Música em Portugal”, que sobe ao palco do Auditório Pedro Ruivo do Conservatório Regional do Algarve “Maria Campina”, em Faro, pelas 21h30 de dia 31, e ainda no dia 2 de junho, no Cine-Teatro São Brás, em São Brás de Alportel, pelas 18h30, com um programa dedicado à música portuguesa.

António Saiote, maestro e solista convidado, irá dirigir a obra “Memento” de Claudio Carneyro, recordando também a “Sinfonia Nº 1 em Mi bemol Maior, Op. 11” de João Domingos Bomtempo.

O “Concerto para Clarinete e Cordas – “Memoria, Preludio y Gesto”, de Daniel Schvetz, nasce como tributo ao 50º aniversário do Maestro e Clarinetista António Saiote, dedicatário da obra.

O subtítulo “Memoria, Preludio y Gesto“, conforme descreve o autor na sua nota sobre o programa, introduz três ideias constantes ao longo da obra: «a Memória, como um reconhecer as diversas fontes que se manifestam, sejam fontes estilísticas, geográficas, estéticas; Prelúdio, como símbolo de ser, tudo, quase sempre, uma preparação para um depois, talvez real, talvez virtual, previsível ou não. (…) Gesto, em que se reconhece a multiplicidade de motivos, ou materiais temáticos, de durações às vezes mínimas, outras com maior dimensão, mas sempre como expressão incontendível dum impulso instintivo, quase que desenha, esculpe, uma gestualidade de traços sonoros que acaba por definir a característica fulcral da obra».

Ambos os concertos são de entrada paga, com bilhete ao preço único de 7,50 euros, e contam com o apoio do Conservatório Regional do Algarve “Maria Campina” e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, respetivamente.

Comentários

pub