Loulé prepara geminação com cidade polaca de Wieliczka

Durante três dias, uma comitiva da cidade polaca de Wieliczka esteve em Loulé, no âmbito do processo de geminação em […]

Durante três dias, uma comitiva da cidade polaca de Wieliczka esteve em Loulé, no âmbito do processo de geminação em curso, que teve o ponto alto durante a cerimónia solene do Dia do Município com a celebração de um acordo de intenções de geminação.

A existência de uma mina de Sal-gema em ambas as cidades é o ponto de partida para esta geminação, através da qual se pretende explorar novas e criativas oportunidades para promover o comércio e o turismo entre as duas cidades e identificar e implementar projetos que forneçam contribuições específicas, significativas para a saúde e para o bem-estar dos habitantes de Loulé e de Wieliczka.

Faz ainda parte deste acordo delinear e implementar o intercâmbio cultural e educacional entre as duas cidades, incluindo, mas não limitado apenas a alunos e professores, através de seminários e quaisquer outros tipos de intercâmbios que promovam a compreensão mútua e a comunicação entre os dois países e cidades e estabelecer a comunicação entre os munícipes das duas cidades numa base frequente, contínua e sempre sensível às suas necessidades especiais e interesses.

Com vista ao processo de geminação, é estabelecido um programa de ação que se consubstancia na criação de duas equipas de trabalho designadas por Comités Cidade-Irmã.

Os dois Comités irão desenvolver e executar um programa de ação com base em serviços e atividades no sentido de implementar as metas e objetivos do programa das cidades geminadas. Essas metas do programa incluem a criação de amizades interpessoais, a promoção das relações internacionais, a troca de ideias e informações, a promoção de atividades comerciais e o estabelecimento de um relacionamento de sã convivência entre as duas comunidades.

De entre as iniciativas previstas, destaca-se: a representação das cidades de Loulé e Wieliczka, respetivamente, em eventos e celebrações públicas na cidade geminada, tais como festivais, feiras ou exposições e em cerimónias públicas oficiais; a troca de experiências com os munícipes da cidade geminada a fim de promover as diferentes disciplinas humanas, tais como a arte, a educação, o desporto, a cultura, assim como missões comerciais recíprocas e projetos de natureza turística.

As iniciativas incluem ainda a construção de conhecimento para uma melhor compreensão das cidades geminadas através de exposições (por exemplo, a exposição de livros, de fotografias, de objetos de arte, ou a exibição de filmes), espetáculos ou palestras, ou outro tipo de comunicações.

Será ainda feito o incentivo aos contactos interpessoais, promovendo o “pen pal” (amigo-correspondente), programas de intercâmbio de estudantes e professores; correspondência entre moradores das respetivas cidades; programas de hospitalidade em casa para os visitantes da cidade geminada; intercâmbios entre as entidades associativas comerciais e organizações comunitárias com os seus homólogos nas duas cidades.

Prevê-se também o incentivo à partilha de conhecimentos coordenando o intercâmbio e a divulgação de informações de negócios, estabelecendo também vínculos educacionais, mantendo e reforçando os laços culturais e étnicos e cooperando em questões de interesse mútuo ou global; ou a criação de programas de promoção com vista a melhorar as relações internacionais, com ênfase na cidade geminada.

A delegação polaca, constituída por Lukasz Sadkiewicz, vice-presidente da Câmara Municipal de Wieliczka, Tadeusz Luraniec, presidente da Assembleia Municipal, Magdalena Golonka, diretora do Departamento de Cultura, Turismo e Desporto da Câmara Municipal de Wieliczka, acompanhados pelo Embaixador da Polónia Bronislaw Misztal, pelo Cônsul Honorário da Polónia Elidérico Viegas, e pelo presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Polónia Mendes Bota, visitaram vários pontos do Concelho, nomeadamente a Mina de Sal-gema de Loulé.

Participaram ainda numa reunião de trabalho, no Centro Autárquico de Quarteira, onde estiveram presentes diversas entidades ligadas ao Concelho, e onde foram discutidas as áreas temáticas de potencial desenvolvimento na relação entre os municípios de Loulé e Wieliczka, bem como partilha de informações sobre a organização e a acão autárquica dos dois países.

 

Wieliczka e a Mina de Sal

Localizada na área metropolitana de Cracóvia, na parte Centro-Sul da Polónia, Wieliczka foi fundada em 1290.

Sob a cidade fica a Mina de Sal de Wieliczka, uma das mais antigas deste tipo no mundo, ainda em funcionamento, sendo o único edifício de mineração do mundo que tem estado permanente ativo desde a Idade Média.

A Mina é famosa por ter uma longa tradição de visitas turísticas. Foi visitada por diversas figuras culturais proeminentes, tais como Nicolau Copérnico, Goethe, Alexander von Humboldt, Dmitri Mendeleev, Robert Baden-Powell, Karol Wojtyła (mais tarde Papa João Paulo II), Bill Clinton, assim como por inúmeras pessoas anónimas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as minas de sal foram ocupadas pelos alemães, como armazém para fábricas de produtos militares.
Em 1978, a Mina de Sal de Wieliczka passou a figurar na lista do Património da Humanidade da UNESCO. Em 1994, a cidade foi classificada como Monumento Histórico.

Para a classificação de Património Cultural da Humanidade da Mina, muito contribuiu a Capela de Santa Cunegunda, onde é possível encontrar diversas esculturas feitas em sal, entre as quais se destaca uma estátua do Papa João Paulo II.

Nas visitas guiadas, é possível contemplar diversas capelas mais pequenas, assim como estátuas nos corredores, sendo a que retrata Nicolau Copérnico uma das mais populares. As minas são visitadas anualmente por mais de um milhão de turistas.

A muitos metros de profundidade, as minas oferecem uma loja de recordações, onde é possível adquirir pequenas esculturas feitas em sal. Nas suas galerias subterrâneas, realizam-se também diversos eventos sociais, tais como banquetes, concertos e provas desportivas. Existe ainda um sanatório, onde pessoas com problemas alérgicos ou respiratórios podem desfrutar dos benefícios de uma temporada subterrânea.

Ao longo dos séculos tornou-se um pilar para a riqueza do país, sendo a fundação cultural mais procurada por turistas polacos na atualidade.

Com um rico património histórico, curiosamente e tal como Loulé, a cidade de Wieliczka integra duas igrejas dedicadas a S. Clemente (com origem que remonta a 1381) e S. Sebastião (construída em 1582).

Comentários

pub