Lagos oferece entradas gratuitas no Dia Internacional dos Museus

Os equipamentos museológicos em Lagos estarão abertos gratuitamente ao público este sábado, 18 de maio, podendo o visitante desfrutar das […]

Os equipamentos museológicos em Lagos estarão abertos gratuitamente ao público este sábado, 18 de maio, podendo o visitante desfrutar das coleções e elementos museográficos existentes em cada um dos equipamentos.

Este ano, o tema subordinado ao Dia Internacional dos Museus será “Memória + Criatividade = mudança social”. Para comemorar esta importante efeméride a autarquia convida os visitantes a descobrir os equipamentos museológicos de Lagos e a estabelecer um novo olhar sobre o património e a identidade cultural do município.

Na Fortaleza Ponta da Bandeira, destacamos uma Exposição dedicada à Escravatura e à problemática dos Descobrimentos dos séculos XVI e XVII, onde se integra a exibição de um filme intitulado “ O Corpo Escravo”.

No Museu Municipal Dr. José Formosinho, para além da coleção arqueológica, de grande importância regional, destaque para a grande variedade de objetos que testemunham a ocupação humana na região desde o Neolítico, bem como para o valioso património existente, e que constitui um dos principais pólos de atracão da cidade de Lagos.

Merece especial atenção a Exposição de Miniaturas de Indumentária da Época dos Descobrimentos que, através de réplicas de tecidos, materiais e formas, permite a reconstituição de algumas das mais emblemáticas peças de vestuário alusivas aos diferentes grupos sociais que interagiam na antigo porto de «Lagos dos Descobrimentos».

A igreja de Santo António é dos grandes atrativos do Museu Municipal, cuja simplicidade exterior contrasta com a profusão decorativa do seu interior, em que a talha dourada cobre todas as paredes.

Além dos pormenores que se podem encontrar em algumas das pilastras dessa talha, ninguém fica indiferente ao delicado púlpito, ao coro abalaustrado, ao magnífico retábulo, aos azulejos de albarradas e às telas alusivas a oito milagres do orago da Igreja: Santo António.

O Núcleo Museológico Mercado de Escravos constitui outro dos atrativos do património local e é um dos ex-libris da cidade de Lagos, pelo seu simbolismo e ligação do município aos Descobrimentos e a toda a Expansão Portuguesa. Este espaço intimista apresenta uma exposição temporária onde se pretende explorar a ligação de Lagos à história do tráfico negreiro.

Refira-se que, à margem desta programação, terá lugar ainda no dia 18, o espetáculo “A Caminho da Dança”, com a apresentação das diversas coreografias trabalhadas durante o ano letivo 2012/13, interpretadas pelos alunos e professores da escola, das modalidades: Ballet clássico, iniciação à dança, dança contemporânea, dança caráter, dança moderna, dança oriental e dança irlandesa.


Programa:

♦ Dia 18
Dia Aberto nos Museus | 10h00 às 18h00
Locais: Museu Municipal e Igreja de Santo António / Forte Ponta da Bandeira / Mercado dos Escravos
Entrada gratuita a todos os visitantes.

Espetáculo “A Caminho da Dança”
Data: de 2013-5-16 a 2013-5-18
Localização: Centro Cultural de Lagos
Horario: 19h30
Organização: Associação de Dança de Lagos
Descrição:
Bilhetes: 10€ (crianças até aos 5 anos de idade não pagam bilhete e sentam-se no colo do adulto).

Comentários

pub