Dia Europeu do Mar dedicado ao turismo marítimo sustentável

O Dia Europeu do Mar, que se assinala a 20 de maio, tem este ano por temas centrais o desenvolvimento […]

O Dia Europeu do Mar, que se assinala a 20 de maio, tem este ano por temas centrais o desenvolvimento das zonas costeiras e o turismo marítimo sustentável.

Durante dois dias em La Valeta (Malta), peritos de todos os setores marítimos vindos de toda a Europa discutirão o modo de desenvolver o setor do turismo e manter a sua importância, não só enquanto setor de crescimento sustentável, mas também enquanto motor da economia em geral e elemento fundamental da agenda do «crescimento azul» da UE.

A União Europeia celebra todos os anos, a 20 de maio, a «Europa marítima», a fim de dar a conhecer a importância dos mares e oceanos na nossa vida quotidiana.

A conferência do Dia Europeu do Mar é agora o ponto de encontro das partes interessadas de todos os setores marítimos onde se debatem as oportunidades e desafios com que se deparam as regiões e setores marítimos em toda a Europa. A conferência deste ano é dedicada ao «Desenvolvimento das zonas costeiras e turismo marítimo sustentável: um investimento a favor do crescimento azul».

O turismo é o maior setor da indústria marítima, representando 2,35 milhões de postos de trabalho e mais de 100 mil milhões de euros de valor acrescentado por ano para a economia da UE.

É notória a forma como este setor resistiu nos últimos anos, particularmente difíceis, continuando a oferecer possibilidades de emprego nas regiões costeiras, que frequentemente se encontram isoladas e que podem não dispor de atividades económicas importantes noutros domínios.

Contudo, a sazonalidade e a falta de conceitos novos e inovadores impedem este setor de explorar todo o seu potencial em termos de crescimento e de emprego.

Na sexta edição do Dia Europeu do Mar analisar-se-á o caminho a seguir para encontrar formas inovadoras e sustentáveis de turismo. Os debates serão integrados numa comunicação da Comissão Europeia sobre o turismo costeiro e marítimo, prevista para o final deste ano.

A conferência examinará igualmente questões específicas das regiões insulares, como a conectividade e a mobilidade, enquanto grupos de trabalho específicos analisarão o futuro do setor dos navios de cruzeiro, a gestão marítima e costeira e o desenvolvimento económico da bacia do Mediterrâneo.

Edward Zammit-Lewis, secretário parlamentar maltês responsável pela competitividade e pelo crescimento económico, lançará as comemorações no domingo, 19 de maio, estando previstos diversos eventos públicos em La Valeta e na proximidade destinados a ilustrar a diversidade do mar, que cobre domínios como a investigação marítima, as ameaças para o meio marinho, as pescas, o transporte marítimo, os portos, os parques nacionais marinhos, a energia, etc. A maioria dos eventos previstos nos dias 19 e 20 de maio serão gratuitos.

No dia 21 de maio, a conferência será aberta com intervenções de oradores de alto nível, nomeadamente Maria Damanaki, Comissária Europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Karmenu Vella, ministro maltês do turismo, Chris Cardona, ministro maltês da economia, investimento e pequenas empresas, e Catharina Elmsäter–Svärd, ministra sueca das infraestruturas.

As restantes sessões plenárias serão presididas por políticos, peritos e diretores-gerais e abordarão os desafios e oportunidades atuais para a economia marítima e o «crescimento azul». O dia terminará com um concerto do tenor de renome internacional, Joseph Calleja.

22 de maio será o dia das partes interessadas, com 19 diferentes seminários sobre outros tantos temas, à escolha dos participantes na conferência. Debater-se-á um vasto leque de iniciativas políticas relacionadas com os mares e oceanos.

Serão igualmente instalados no local expositores que permitirão pôr em destaque os mares e os oceanos e as possibilidades que oferecem. Outras manifestações serão organizadas em toda a Europa.

O Dia Europeu do Mar é uma oportunidade única para reunir toda a comunidade marítima num mesmo local, fazer o balanço dos progressos realizados e concentrar a atenção em ideias e prioridades para o futuro.

A sexta edição da conferência do Dia Europeu do Mar será realizada em La Valeta (Malta) em 21 e 22 de maio de 2013. Esta conferência é organizada pela Comissão Europeia (Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas) em parceria com o ministério da economia, investimento e pequenas empresas e o ministério do turismo de Malta.

Maria Damanaki, Comissária Europeia responsável pelas Pescas e Assuntos Marítimos, Karmenu Vella, ministro maltês do turismo, e Chris Cardona, ministro maltês da economia, investimento e pequenas empresas, juntar-se-ão a outros ministros e personalidades europeus na conferência.

O Dia Europeu do Mar foi criado em 20 de maio de 2008 por uma declaração tripartida dos Presidentes da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e do Conselho da UE. É celebrado todos os anos por volta do dia 20 de maio e visa dar visibilidade à Europa marítima.

As edições anteriores do Dia Marítimo Europeu realizaram-se em Bruxelas (2008), Roma (2009), Gijón (2010), Gdansk (2011) e Gotemburgo (2012).

Comentários

pub