Junta de Freguesia de Portimão contesta fecho do posto dos CTT da Praia da Rocha

O executivo da Junta de Freguesia de Portimão manifesta o seu «total desacordo» em relação à anunciada deslocalização dos serviços […]

O executivo da Junta de Freguesia de Portimão manifesta o seu «total desacordo» em relação à anunciada deslocalização dos serviços do posto dos CTT da Praia da Rocha, que será fechado.

A Junta de Freguesia considera que isso põe «em causa a prestação de um serviço público acessível aos muitos moradores da Praia da Rocha, bem como aos milhares de turistas que procuram este serviço, ao longo do ano, com realce para o período de verão».

Com efeito, «a decisão de encerrar o referido posto dos CTT e de deslocalizar os serviços para as lojas a funcionar no centro da cidade, Teixeira Gomes e Gil Eanes, contraria, completamente, as informações dadas, em tempo oportuno, à Junta de Freguesia de Portimão, em reunião de 20 de março passado».

Nessa reunião, a autarquia foi informada «da intenção por parte da administração dos CTT de manterem ao serviço o referido posto, ainda que num modelo de parceria com outras entidades, não colocando em causa o funcionamento de um serviço público, dirigido não só aos residentes, mas também aos milhares de turistas que se fixam, nesta zona».

O executivo da Junta de Freguesia de Portimão considera que se está «perante uma decisão de encerramento de mais uma, entre as 200 Estações dos Correios que têm encerrado por todo o País, sem que as pessoas tenham voz nesta matéria, contrariamente às palavras dos responsáveis da Administração dos CTT que referem, no seu editorial Aposta, de setembro de 2012 que “…o mais importante (…) são as pessoas…”».

Este encerramento configura, na opinião daquela autarquia, «uma política de ataque aos serviços públicos». Por isso, conta «com a oposição dos portimonenses que entendem esta medida como uma violência à sua qualidade de vida, enquanto utilizadores deste serviço, com realce para os idosos residentes na Praia da Rocha, que terão de se deslocar vários quilómetros para tratar de assuntos como o pagamento de despesas e recebimento de pensões».

«Falamos de uma zona onde residem cerca de mil e quinhentas pessoas, segundo os dados dos últimos censos, sendo que muitas delas são pessoas idosas», sublinha a Junta.

Por outro lado, «não podemos negligenciar os serviços existentes, na área da hotelaria e da restauração, moradores de segunda habitação, e os turistas que escolhem a Praia da Rocha para passar férias».

O executivo da Junta de Freguesia de Portimão informa ainda que vai «denunciar esta decisão à ANACON e pedir explicações ao Conselho de Administração dos CTT».

Os CTT, preparando a sua anunciada privatização, estão a levar a cabo uma política de fecho de alguns postos, em especial em zonas do interior ou alegadamente com menos movimento. Além da Praia da Rocha, é já conhecida a intenção de fechar os postos e estações de Ferragudo (Lagoa), Santa Bárbara de Nexe (Faro), Alte (Loulé).

Comentários

pub