Comissão Europeia lança concurso para projetos de eco-inovação

A Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de propostas, num montante de 31,5 milhões de euros, para apoiar os 45 […]

A Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de propostas, num montante de 31,5 milhões de euros, para apoiar os 45 melhores projetos no domínio da eco-inovação.

As empresas europeias têm até 5 de setembro de 2013 para apresentarem as suas propostas de colocação no mercado de soluções ambientais inovadoras em cinco áreas: reciclagem de materiais, água, produtos de construção sustentáveis, atividades «verdes», produtos alimentares e bebidas

O convite está essencialmente orientado para o setor privado, sobretudo para as PME que desenvolveram produtos, processos ou serviços ecológicos inovadores mas têm dificuldade em lançá-los no mercado e oferece um cofinanciamento até 50% dos custos do projecto. As propostas podem ser apresentadas neste link: http://ec.europa.eu/environment/eco-innovation/apply-funds/call-proposal/index_en.htm

Cerca de 50 projetos do convite à apresentação de propostas do ano passado estão prontos para serem lançados, estando já em curso mais de 185. Os projetos atualmente em execução incluem, por exemplo, a otimização da tecnologia de reutilização de tijolos usados no setor da construção; a produção de calçado de pele sem substâncias químicas nocivas; a utilização do CO2 para explorar uma fonte natural de Omega-3 e uma nova técnica de fabrico de tapetes.
45 projetos a financiar

O convite está essencialmente orientado para o setor privado, sobretudo para as PME que desenvolveram produtos, processos ou serviços ecológicos inovadores mas têm dificuldade em lançá-los no mercado.

O convite à apresentação de propostas oferece um cofinanciamento até 50% dos custos do projeto e, este ano, deverá apoiar cerca de 45 novos projetos.

 

185 projetos atualmente em curso

Cerca de 50 projetos do convite à apresentação de propostas do ano passado estão prontos para serem lançados, estando já em curso mais de 185.

Os projetos atualmente em execução incluem, por exemplo, a otimização da tecnologia de reutilização de tijolos usados no setor da construção; a produção de calçado de pele sem substâncias químicas nocivas; a utilização do CO2 para explorar uma fonte natural de Omega-3 e uma nova técnica de fabrico de tapetes.

 

Contexto

A eco-inovação é financiada pelo Programa-Quadro «Competitividade e Inovação» (PCI), com um orçamento de cerca de 220 milhões de euros para o período de 2008-2013. O programa apoia produtos tecnologicamente comprovados e que concorram para uma melhor utilização dos recursos naturais da Europa.

A eco-inovação é a vertente «verde» do PCI e contribui para o Plano de Ação sobre Eco-inovação (ECOAP). O programa é gerido pela Agência de Execução para a Competitividade e a Inovação (EACI).

O convite à apresentação de propostas de 2013 está aberto até 5 de setembro. Em 27 de maio terá lugar no edifício Charlemagne, em Bruxelas (Bélgica), uma sessão de informação dedicada à inovação ecológica europeia, em que serão prestados esclarecimentos detalhados sobre as prioridades e aconselhamento sobre as candidaturas a financiamento.

Comentários

pub