Banco Alimentar cada vez mais solicitado faz recolha em saco no fim de semana

O Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) volta a apelar ao espírito solidário dos portugueses em mais uma campanha de […]

O Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) volta a apelar ao espírito solidário dos portugueses em mais uma campanha de recolha de alimentos, que já começou na internet e vai ter a sua face mais visível no sábado e no domingo, com a campanha Saco, em superfícies comerciais de todo o país.

No Algarve, há 140 supermercados aderentes e, numa altura de profunda crise e de muitas solicitações, qualquer ajuda é útil. Desta vez, além dos bens alimentares, também há necessidade de voluntários, principalmente para o dia de amanhã, 1 de junho.

Por ser o Dia da Criança, em que há muitas iniciativas a decorrer, há muitos voluntários habituais que não poderão dar o seu contributo. Numa entrevista ao Sul Informação e à RUA FM, o coordenador do BACF do Algarve Nuno Cabrita Alves fez o apelo a todos quanto queiram participar , bastando para isso contactar o BACF do Algarve ou, simplesmente, aparecer no armazém de Faro ou de Portimão amanhã.

No combate à fome e ao desperdício de comida, não há doação que seja pequena, pois todas as contribuições contam. Cada um dá o que pode e o que cada um pode dar é muito precioso para uma instituição como o BACF, que tem cada vez mais solicitações, devido à profunda crise que Portugal atravessa e não consegue acorrer a todos os pedidos que as IPSS da região lhe estendem.

A lógica, como lembrou Nuno Cabrita Alves, passa pelo espírito solidário puro e duro, mas também pela consciência que dar hoje, pode significar estar a ajudar alguém que nos é muito próximo ou mesmo a nós próprios, no futuro.

A Campanha Online começou na sexta-feira passada e permite a qualquer um contribuir para a causa a partir de qualquer ponto do mundo e a qualquer hora, sem ter de se deslocar fisicamente a uma superfície comercial aderente.

«Tem sido um reforço interessante. Já fazemos esta recolha há três campanhas e já ultrapassamos a barreira das cem toneladas por esta via», revelou Nuno Cabrita Alves. Um método de contribuir «muito simples», que permite escolher o BACF para o qual se quer enviar o contributo e já teve doadores «de 93 países», provavelmente «cidadãos portugueses espalhados pelo mundo».

Amanhã e no domingo, milhares de voluntários entram em cena em todo o país e dão a cara na campanha onde o Banco Alimentar recolhe o grosso dos donativos, a Campanha Saco.

Também a partir de amanhã e até ao próximo domingo, decorrer igualmente a Campanha Vale, em super e hipermercados aderentes, em que basta comprar um vale habitualmente disponível junto das caixas registadoras e pagar em conjunto com as demais compras, que o donativo será encaminhado para o BACF.

Com esta recolha de Primavera, o BACF do Algarve vai angariar o grosso dos bens que irá espalhar pelas IPSS da região até à próxima recolha, no final de novembro ou princípio de dezembro.

Ao longo destes cerca de seis meses, também são doados bens por empresas, embora estes contributos tenham vindo a diminuir pois estes negócios «estão a fazer uma gestão muito mais racional dos recursos».

O BACF do Algarve está a criar condições, com o apoio de diversos mecenas, para aumentar a recolha por esta via.

«Há ainda muitas empresas que não colaboram com o Banco Alimentar e essas serão trabalhadas ainda este ano, quando recebermos uma viatura nova, da qual estamos à espera», disse Nuno Alves.

«Tendo esses equipamentos, que são dois veículos, vamos ter um circuito de recolha diário, que vai permitir manter o nível de doações», referiu.

Associado a estas viaturas, o BACF do Algarve tem já câmaras frigoríficas nos armazéns de Faro e Portimão que lhe permitem aceitar bens frescos.

Comentários

pub