Aluno da Hotelaria e Turismo de Portimão ganha 2º lugar em concurso nacional

O aluno Carlos Nunes, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, um dos finalistas, conseguiu um 2º lugar na […]

O aluno Carlos Nunes, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, um dos finalistas, conseguiu um 2º lugar na final do concurso nacional “O mar a meu gosto”, promovido pela Fileira do Pescado, e que decorreu em Lisboa na quarta-feira passada.

Segundo Carlos Nunes, que foi acompanhado pelo seu professor supervisor Valter Castanheira, todo o processo foi entusiasmante e desafiador, pois competir a nível nacional trata-se de uma enorme responsabilidade perante a escola e de um teste às suas próprias capacidades. «Ser premiado com o segundo lugar excedeu as minhas expetativas e só me resta agradecer à escola e a quem me acompanhou neste percurso, pois sem eles nada disto seria possível».

A participação no concurso teve início no dia 28 de janeiro e terminou a 28 de fevereiro. Essa primeira fase consistiu na elaboração do prato e da respetiva ficha técnica, que tinha de ser enviada para o júri do concurso.

Entre 48 participantes, foram selecionados quatro finalistas, cujos nomes foram anunciados no final do mês de março.

Foi então na passada quarta-feira, dia 8 de maio, que a última fase do concurso decorreu, com a escolha da ordem dos vencedores e a atribuição dos prémios. Este foi um momento de tensão e ânsia para os concorrentes, que tiveram de preparar os seus pratos em frente aos jurados, para que estes os provassem e dessem o veredicto final.

Tendo de elaborar uma receita com pescado português, económica, nutritiva e de fácil execução, Carlos Nunes decidiu engenhosamente aliar a pescada, um peixe muito consumido e barato, a um dos pratos mais tipicamente portugueses, a açorda, saindo um resultado que agradou e conquistou.

 

Comentários

pub