Tradição dos «Maios» volta a mostrar-se na EN 125 e noutras estradas de Olhão

Se for passear a Olhão no dia do trabalhador e vir bonecos de tamanho real à beira da estrada, vestidos […]

Se for passear a Olhão no dia do trabalhador e vir bonecos de tamanho real à beira da estrada, vestidos com trajes típicos e enfeitados com flores, significa que se cruzou com um dos «Maios» que serão colocados nesse dia na EN 125 entre Bias do Sul e Alfandanga e noutras estradas do interior do concelho, cumprindo «uma das principais tradições do concelho de Olhão».

Estas figuras, que remetem para atividades tradicionais de Olhão, vão sair à rua no dia 1 de Maio, o dia do trabalhador, para dar cor a diversos pontos do concelho. «Esta tradição faz com que milhares de pessoas passem por Olhão para verem as autênticas obras de arte que se mostram somente neste dia»», revelou a autarquia olhanense.

«Foi o Futebol Clube de Bias que há 29 anos recuperou a tradição dos Maios e continua a fazê-lo. A iniciativa repete-se ano após ano, sempre com o objetivo de mostrar os bonecos, que são construídos em segredo pelos residentes locais durante meses. O júri atribui prémios simbólicos aos mais originais», enquadrou a autarquia, numa nota de imprensa.

Comentários

pub