PSD: Centro Hospitalar do Algarve «melhora» prestação de cuidados de saúde na região

O PSD/Algarve considerou hoje, em comunicado, que a criação do Centro Hospitalar do Algarve é uma «forma de melhorar a […]

O PSD/Algarve considerou hoje, em comunicado, que a criação do Centro Hospitalar do Algarve é uma «forma de melhorar a prestação de cuidados de saúde na região, melhorando o acesso e a capacidade de resposta dos serviços às necessidades dos utentes».

Os social-democratas algarvios sublinham que a criação deste novo organismo que vai agregar as duas administrações dos Hospitais de Faro e do Barlavento Algarvio numa só entidade, ontem aprovada em Conselho de Ministros, vai permitir «uma melhor gestão dos serviços de saúde na nossa região» e salienta que «esta tem sido uma das medidas defendidas pelo PSD/Algarve com vista a colmatar as carências existentes na região na área da saúde».

O PSD/Algarve manifesta-se convicto de que «com esta decisão, será possível reforçar a articulação da atividade hospitalar de ambas as unidades (Hospital de Faro e Hospital do Barlavento Algarvio), promovendo a complementaridade entre ambas as estruturas».

«Esta reorganização de serviços vai permitir que a região do Algarve aumente a sua autossuficiência face as outras unidades de saúde do País, levando a que sejam evitadas diversas transferências para os hospitais centrais de Lisboa e do norte. Com a aprovação deste novo modelo de gestão existe um claro ganho para os algarvios que vão assim ter mais e melhores cuidados de saúde», acrescentam os social-democratas no seu comunicado.

Esta medida, na opinião do PSD algarvio, «levará à criação de economias de escala na área da gestão dos recursos o que vai ajudar a que seja possível reduzir a despesa evitando algumas reduções de custos em serviços aos utentes. Igualmente na área de recursos humanos haverá ganhos de escala com o reforço da articulação e complementaridade de ambos os hospitais».

Para Luis Gomes, presidente do PSD/Algarve, «esta é uma medida de extrema importância para o Algarve. Numa região com défices de cuidados de saúde, esta decisão reforça a capacidade de ação dos hospitais e vai trazer ganhos diretos a quem necessitar de recorrer aos cuidados de saúde. Na senda do bom trabalho realizado pela Administração Regional de Saúde e pelas direções hospitalares, vemos agora reforçada a nossa capacidade de resposta no panorama nacional».

Comentários

pub