Há poucas mulheres na investigação na União Europeia

As mulheres ainda estão sub-representadas na investigação que é feita na União Europeia. De acordo com o relatório «She Figures», […]

As mulheres ainda estão sub-representadas na investigação que é feita na União Europeia. De acordo com o relatório «She Figures», publicado pela Comissão Europeia, as mulheres representam apenas 33% dos investigadores europeus, 20% dos professores catedráticos e 15,5% dos diretores de estabelecimentos do setor do ensino superior.

De acordo com o relatório, as mulheres representam cerca de 40% dos investigadores no setor do ensino superior, 40% no setor público e 19% no setor empresarial.

Embora o seu número tenha vindo a aumentar mais depressa que o dos homens em todos os setores (+5,1% por ano para as mulheres comparado com +3,3% para os homens, de 2002 a 2009), as mulheres investigadoras ainda lutam para chegar a cargos de tomada de decisão. Em média existe apenas uma mulher por cada dois homens em comissões científicas e conselhos de administração em toda a UE.

Em 2010, a proporção de estudantes do sexo feminino (55%) e de mulheres licenciadas (59%) excedeu a dos estudantes do sexo masculino, mas o número de homens é superior ao das mulheres entre os estudantes de doutoramento e licenciados (49% e 46%, respetivamente).

A promoção da igualdade de género é uma das prioridades essenciais estabelecidas pela Comissão para a realização do Espaço Europeu da Investigação (EEI).

A Comissão solicitou aos Estados‑Membros que eliminassem os obstáculos ao recrutamento, manutenção e progressão na carreira das mulheres investigadoras.

Comentários

pub