Festa das Tochas Floridas leva milhares a São Brás apesar da chuva

As Tochas Floridas encheram as ruas de São Brás de Alportel de cor no domingo de Páscoa, em mais uma […]

As Tochas Floridas encheram as ruas de São Brás de Alportel de cor no domingo de Páscoa, em mais uma Procissão da Aleluia, um dos principais eventos anuais deste concelho da Serra do Caldeirão.

Apesar de o dia estar cinzento e o tempo chuvoso, saíram à rua milhares de pessoas para participar ou apenas assistir ao cortejo.

A também conhecida como Festa das Tochas Floridas assume-se cada vez mais como o ponto alto do cartaz turístico de São Brás.

Muita da fama e atratividade tem a ver com os tapetes de flores que são estendidos nas ruas onde passa a Procissão e os arranjos de flores, chamados tochas, que as centenas de participantes levam nas mãos

«A procissão reuniu são-brasenses de todas as idades provenientes do município, mas também de outros países, que regressam metodicamente nesta altura do ano para cumprir em família a tradição da Festa das Tochas Floridas», revelou, numa nota de imprensa, a Câmara de São Brás de Alportel.

A festa prosseguiu tarde fora, no Museu do Trajo, numa Tarde Cultural diferente, entre as 14h00 e as 20h00, com a presença do Programa da TVI Somos Portugal. Além da habitual animação o recinto contou ainda com uma mostra de produtos da doçaria e artesanato local, entre muitas outras sugestões.

Uma celebração que também serviu para anunciar os vencedores do Concurso das Tochas Floridas.

«Na edição deste ano a competição foi renhida com a participação de muitas tochas a concurso, nas 3 categorias existentes: criança, até aos 13 anos; jovem, até aos 26 anos e adulto, a partir dos 26 anos de idade. Na categoria de criança, Milene Gonçalves foi a premiada, seguiu-se a revelação da 2ª categoria, arrecada pelo jovem Ludgero Barriga e por último foi o são-brasense Bernardino Pires que conquistou o primeiro lugar da 3ª categoria», revelou a autarquia.

Já o concurso Jogos Florais 2013, foi ganho por Álvaro Cavaco, nas Quadras, António Barroso, na Poesia Subordinada a mote e na Poesia Livre foi António Cavaco.

A Festa das Tochas Floridas é uma iniciativa organizada em parceria pela Associação Cultural sambrasense, Paróquia de São Brás e Câmara Municipal de São Brás de Alportel, reunindo o apoio da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, das empresas locais e de largas dezenas de voluntários.

Comentários

pub