Festa da Espiga celebra tradições etnográficas de Salir

Maio está aí à porta e traz a Salir mais uma edição da Festa da Espiga, onde, ao tradicional desfile […]

Maio está aí à porta e traz a Salir mais uma edição da Festa da Espiga, onde, ao tradicional desfile etnográfico, se vão associar diversas ações e um cartaz musical que tem como principais figuras os «Primitive Reason» e Frankie Chavez. O evento decorre de 9 a 11 de maio, nesta freguesia do concelho de Loulé.

O programa vai contar com atividades culturais, desportivas e gastronómicas e cada uma das noites terá o seu tema. A 9 de Maio celebra-se a Noite da Espiga, no dia 10 a Noite Popular e a 11 de maio a Noite Jovem. Todas as atividades têm entrada livre.

A festa começa na Quinta-Feira da Espiga, dia 9 de maio, que é igualmente o Dia do Município de Loulé, com um Passeio BTT e Passeio Pedestre, com início às 9 horas.

Às 13 horas abre o espaço de tasquinhas dedicado aos Manjares e Petiscos Serranos, seguindo-se a inauguração da exposição de produtos regionais onde vão estar presentes artesãos da Serra do Caldeirão, com os mais variados produtos desde artesanato a agroalimentares.

O tradicional desfile etnográfico, o ponto mais importante da Festa, acontece às 15 horas de dia 9 e vai procurar representar toda a atividade agrícola da freguesia rural de Salir.

«Para completar o cortejo, irão atuar dois dos mais importantes grupos etnográficos da serra algarvia: o Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas” e o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Cortelha)», revelou a Câmara de Loulé.

Ainda na quinta-feira, será inaugurada junto ao Pólo Museológico de Salir a exposição de rua «Quem nos escreve desde a serra», uma organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé e do Projeto Estela.

À noite há animação musical, com o espetáculo do grupo «… E Viva a Música», às 19h30 e o baile tradicional com os artistas Cláudio Rosário e «Augusto Canário & Amigos», que começam, respetivamente, às 21 e 23 horas.

Na sexta, dia 10 de maio, a festa é dedicada aos mais idosos, na Tarde Sénior que será promovida pela organização a partir das 14h30 e integra um baile tradicional e lanche.Ao final da tarde os visitantes poderão visitar a exposição de produtos regionais e apreciar os sabores tradicionais nas Tasquinhas existentes no local.

«A partir das 20 horas, e pela noite dentro, sobem ao palco diversos artistas: Diogo Ramos, o jovem louletano participante no programa “Ídolos”, Gonçalo Tardão (baile), o fadista André Catarino, o grupo The Bottles, que irá interpretar temas dos Beatles, e o artista popular Gil Rosa», anunciou a autarquia.

No sábado, as festividades são encerradas com a Tarde das Espiguinhas, atividade marcada para as 14 horas que terá muita animação e surpresas para os mais novos como jogos infantis, a atuação do grupo «Pé na Estrada», um lanche para as crianças e o desfile “Miss e Mister Espiga”.

Neste último dia da Festa, a partir das 18h30, haverá ainda a exposição de produtos regionais e as Tasquinhas de Manjares e Petiscos Serranos, animadas pela atuação do Duo de Acordeonistas e pelo baile tradicional com Silvino Campos.

À noite, sobem ao palco os nomes mais sonantes do cartaz musical da Festa da Espiga 2013, com o cantor de blues Frankie Chavez e a banda de fusão de rock, ska e ritmos africanos, «Primitive Reason». No final, a música dos anos 80 vai animar a festa com a performance do DJ PSLM e DJ AKA DJ.

Comentários

pub