Portimão quer ser a Capital Nacional do Petisco

«Consolidar a Rota do Petisco de Portimão como uma atração turística da cidade» é um dos objetivos para a edição […]

«Consolidar a Rota do Petisco de Portimão como uma atração turística da cidade» é um dos objetivos para a edição deste ano daquele evento, que está já marcado para o período de 6 de setembro a 13 de outubro.

A associação Teia d’Impulsos, que organiza a Rota do Petisco desde a sua primeira edição, em 2011, anunciou, no sábado passado, durante a festa do seu segundo aniversário, no Restaurante F Food & Wine, na Praia da Rocha, que «o lema desta 3ª edição será fazer de Portimão a Capital Nacional do Petisco! É fundamental continuar a “vender” a Rota do Petisco de Portimão como uma das principais atrações da época estival a nível regional».

Mas haverá mais novidades: «para que a Rota continue a crescer, é objetivo alargar a sua área de influência, o que passará pela criação duma zona da Rota em Alvor, fruto de uma parceria com a Associação Alvorecer».

A Teia d’Impulsos pretende ainda que o conceito da Rota do Petisco «galgue os limites do concelho de Portimão» e assim uma das novidades da edição deste ano será a inclusão de uma Zona Extra, correspondente a uma localidade vizinha convidada a engrossar a Rota. Apesar de não ter sido anunciado qual será essa localidade, o Sul Informação sabe que se trata de Ferragudo, no vizinho concelho de Lagoa, mas também à beira do rio Arade.

Nas suas duas primeiras edições, a Rota foi um sucesso. No ano passado, por exemplo, foram comercializadas mais de 35 mil ementas da Rota.

Por isso, «os objetivos da iniciativa repetem-se, nomeadamente a promoção da restauração e da gastronomia tradicional de Portimão, a animação social e cultural da cidade e o enriquecimento da oferta turística do concelho», garante a ssociação.

O modelo de funcionamento também será o mesmo, mantendo-se ainda o preçário das ementas da rota, de 2,50 euros na modalidade petisco e 2,00 euros na modalidade doce regional.

O Passaporte vai também continuar a ser o melhor amigo dos Petiscadores. Mas, continuando na senda da inovação, além das informações habituais, o Passaporte vai ser ainda colorido pela “Rota do Comércio Tradicional”. Os estabelecimentos comerciais representados nesta rota oferecerão vantagens na aquisição dos seus bens e serviços aos participantes da Rota, mediante a apresentação do passaporte. «Esta será uma oportunidade de contribuir para a dinamização do comércio local, incentivando os participantes a alternarem a ida às compras com um petisco».

Mas as novidades continuam: em 2013, a imagem da Rota do Petisco de Portimão vai ser renovada, num trabalho que será da responsabilidade do MODO, da artista plástica Inês Barracha.

Na sua terceira edição, a Rota também vai ser solidária. Ao iniciarem o seu roteiro, todos os petiscadores serão convidados a fazer um donativo de um euro. O valor angariado nos “Mealheiros da Rota” será depois entregue a uma ou mais instituições de solidariedade social, que serão brevemente identificadas pela organização do projeto.

Mantém-se também a aposta no Programa de Animação Cultural da Rota do Petisco de Portimão, com a preparação dum programa recreativo e de eventos culturais que se cruze com o roteiro gastronómico.

Este programa será mais uma vez constituído por diversas manifestações artísticas, com destaque para a música, a animação de rua e as exposições de artes plásticas. Entre as novidades do Programa de Animação Cultural para esta edição pode-se já adiantar a realização da “Rota da Ilustração”, da “Festa do Vinho do Algarve”, das “Noites Longas da Rota” e de festas temáticas da Rota do Petisco de Portimão.

Nesta apresentação da Rota do Petisco de Portimão, fruto da fundamental parceria com o Município de Portimão, esteve presente o presidente da Câmara Manuel da Luz.

Na sua intervenção, o autarca salientou a potencialidade que a Rota do Petisco representa para a promoção da cidade e para a atração de novos visitantes. A Rota de Petisco de Portimão pode ser um fator de diferenciação das restantes localidades do Algarve, em particular se o conceito de Capital do Petisco for divulgado com sucesso a nível nacional.

A Teia d’Impulsos considera que o projeto tem uma dinâmica que «poderá crescer exponencialmente em função duma participação ativa de diferentes setores da nossa sociedade local. A Rota fez renascer na cidade um conceito outrora esquecido, o ”petisco”. Mais do que uma forma de convívio e diversão, porque não pensarmos no “petiscar” como uma oportunidade de desenvolvimento económico para a cidade? A Teia d’Impulsos deixa então aqui, a todos os Portimonenses, um desafio: vamos, em 2013, fazer de Portimão a Capital do Petisco!».

Comentários

pub