Páscoa molhada e com mar agitado

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este Domingo de Páscoa toda a costa portuguesa sob aviso […]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este Domingo de Páscoa toda a costa portuguesa sob aviso Amarelo, devido à forte agitação marítima.

Assim, na costa ocidental do Algarve e Alentejo, prevê-se ondas de oeste com 3,5 a 4 metros, numa situação que se vai manter entre o meio dia de hoje e as 6h00 da manhã de amanhã, dia 1 de Abril.

Mas hoje haverá um Domingo de Páscoa chuvoso e cinzento em todo o país, já que a previsão aponta para céu geralmente muito
nublado e períodos de chuva, por vezes forte e persistente nas regiões Norte e Centro a partir da tarde.

Nos pontos mais altos da Serra da Estrela, poderá mesmo haver queda de neve, descendo a cota para os 1200/1400 metros no final do dia.

No Sul do país, em especial no Algarve, para amanhã e depois, segunda e terça-feira, dias 1 e 2 de abril, está prevista uma melhoria do tempo, com céu pouco nublado e boas abertas. Mas hoje não há nada a fazer, porque será dia de chuva.

O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se gradualmente moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante oeste com rajadas até 70 km/h.

Nas terras altas, vento moderado a forte (25 a 40 km/h) de sudoeste, tornando-se gradualmente forte (40 a 55 km/h) de oeste com rajadas da ordem dos 90 km/h.

Pequena descida da temperatura nas regiões do interior. No Sul, as mínimas serão de 8ºC em Évora, 9ºC em Beja, 11ºc em Lisboa, 12ºC em Faro e Sines e ainda 13ºC em Sagres.

Quanto às máximas, são de 16ºC em Lisboa, Beja, Évora e Sines, e de 18ºC em Sagres e Faro.

Além de Faro e Beja, o IPMA colocou ainda doze outros distritos de Portugal continental sob aviso Amarelo, devido às previsões de chuva forte e vento de rajada.
Os distritos em causa são todos os do Norte e Centro do país, tendo o instituto marcado com aviso amarelo Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto e Santarém, devido à chuva forte que deverá cair até às 21h00 de hoje.
Além disso, também Aveiro, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, não só por causa da chuva forte, mas também pelo vento com rajadas.

 

Mau tempo isola povoações e causa inundações em todo o país

O mau tempo e sobretudo a chuva provocaram o corte de várias estradas por inundação ou deslizamento de terras, deixando mesmo isoladas duas povoações.

Segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil, há cinco distritos mais afetados: Aveiro, Braga, Coimbra, Santarém e Viseu.

Em Santarém, os estragos são mais avultados já que uma povoação – Reguengo de Alviela – está isolada devido à submersão da Estrada Nacional 365 na Ponte do Alviela, a jusante do Pombalinho.

Nesse distrito, estão mais de uma dezenas de estradas submersas, vários campos agrícolas estão inundados, assim como uma praia fluvial, a Fonte dos Touros em Rossio ao Sul do Tejo e o Cais da marina de Valada.

Em Viseu, uma outra povoação está isolada – Valonguinho, no concelho de Resende -, estando uma estrada cortada devido às inundações.

Entre Aveiro, Braga e Coimbra estão ainda cortadas mais de 10 estradas e outras duas estão condicionadas.

Comentários

pub