Oficina de Folares da Páscoa continua os passeios e comeres da Dieta Mediterrânica em Tavira

Uma oficina sobre o “Folar da Páscoa”, sob a orientação da doceira Leonilde Madeira, está marcada para sábado, dia 23, […]

Uma oficina sobre o “Folar da Páscoa”, sob a orientação da doceira Leonilde Madeira, está marcada para sábado, dia 23, às 14h30, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, no âmbito do ciclo de passeios e oficinas sobre os saberes-fazeres da cozinha mediterrânica “Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica”.

A ação, integrada na exposição “Dieta Mediterrânica- Património Cultural Milenar”, terá uma duração aproximada de duas horas e meia, destina-se a um número máximo de 15 pessoas e visa desvendar os segredos da confeção do folar. “Mel, laranja, aguardente, açúcar, ovos e farinha… mais um ou outro segredo e eis o folar da Páscoa”.

O que é a Dieta Mediterrânica? A exposição responde a esta questão dando a conhecer as suas múltiplas dimensões: o conceito de espaço cultural e de estilo de vida mediterrânico milenar, um património cultural imaterial transmitido de geração em geração e os seus aspetos sociais e religiosos, os alimentos sagrados e as suas simbologias, os produtos do mar e da terra que dão suporte a um regime alimentar de excelência reconhecido pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

O enfoque central é o território e os múltiplos patrimónios de Tavira, os testemunhos da presença de civilizações da antiguidade, as paisagens culturais e os produtos da Ria Formosa, as produções do barrocal e da serra, as festividades e práticas culturais que fundamentam a escolha de Tavira como comunidade representativa de Portugal na Candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade apresentada, em março de 2012, na sede da UNESCO.

As inscrições são obrigatórias e gratuitas devendo os interessados contactar o Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através:
E-mail: edu.museus@cm-tavira.pt
Tel: 281 320 500 (ext. 2304/2307)
Fax: 281 322 888

Comentários

pub