Nova nota de 5 euros motiva sessões da GNR para prevenir burlas a idosos

A entrada em circulação da nova nota de 5 euros, que vai ocorrer a partir de 2 de maio, é […]

A entrada em circulação da nova nota de 5 euros, que vai ocorrer a partir de 2 de maio, é o principal motivo da ação de sensibilização sobre “Prevenção de burlas”, que o Destacamento Territorial da GNR de Silves irá promover no dia 13 de março, às 15h00, na Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, destinada à população sénior do concelho.

Nesta ação, a GNR irá dar a conhecer a nova nota e as suas principais características, por forma a prevenir a população idosa em relação a eventuais burlas que possam surgir aquando da sua entrada em circulação.

Em relação às atuais notas de 5 euros, cuja entrada em circulação se deu a 1 de janeiro de 2002, esta segunda geração de notas, denominada por série “Europa” tem um reforço das medidas de segurança, incorporando novos e melhorados elementos que têm em conta os avanços tecnológicos em matéria de segurança no domínio da produção de notas.

As principais alterações nesta nova nota prendem-se com a inserção, na marca de água e no holograma, do retrato de Europa (a figura mitológica grega que deu origem ao nome do nosso continente).

Existe, também, um novo elemento de segurança que se destaca: o número esmeralda, o qual, dependendo do ângulo de observação, muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro, apresentando um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente.

Outra novidade é a existência de pequenas linhas impressas em relevo nas margens esquerda e direita da frente da nota, destinadas a facilitar a identificação das notas, especialmente por cegos e amblíopes. Os desenhos e as cores das novas notas manter-se-ão idênticos aos da primeira série.

Durante algum tempo, as notas da primeira série vão circular a par das notas segunda série sendo, de forma gradual, retiradas de circulação. As restantes notas terão, igualmente, novas sucessoras nesta segunda série e serão colocadas em circulação gradualmente ao longo de vários anos e por ordem ascendente, ou seja, após a de 5 euros, segue-se a de 10 euros, depois a de 20 euros e assim sucessivamente até ser lançada a de 500 euros.

Tendo em vista dar a conhecer a nova série “Europa” e os seus elementos de segurança, o Banco Central Europeu criou o portal www.novafacedoeuro.eu dedicado às notas de euro.

Este sítio proporciona informação adicional sobre a nova nota de 5 euros e os seus elementos de segurança, incluindo ficheiros descarregáveis com imagens da nova nota (de 72 dpi e marcadas com a palavra “Specimen”), bem como sequências de vídeo sobre a produção das notas de euro.

Comentários

pub