Castro Marim emite mais Cartões do Idoso e renova os já existentes

A Câmara de Castro Marim vai atribuir dezenas de Cartões do Idoso e renovar outros tantos, com o objetivo de […]

A Câmara de Castro Marim vai atribuir dezenas de Cartões do Idoso e renovar outros tantos, com o objetivo de apoiar as famílias do concelho que têm situações socioeconómicas mais delicadas, anunciou a autarquia.

Esta medida concreta está orientada para a população sénior, nomeadamente para os «idosos que vivem em estado de carência devido a questões que se prendem com a idade avançada e a saúde frágil».

«Desde Junho de 2011, a Câmara Municipal já emitiu mais de duas centenas de Cartões do Idoso, contribuindo, deste modo, para a melhoria das condições de vida e do conforto de muitos castromarinenses», revelou autarquia, numa nota de imprensa.

Os beneficiários do Cartão do Idoso usufruem da comparticipação pelo Município em 50 por cento na aquisição de medicamentos nas farmácias do concelho, da redução de 50 por cento no pagamento de taxas e demais tributos devidos pelos serviços prestados pela Autarquia e, ainda, na redução de 50 por cento relativa à taxa do fornecimento de água, quando o consumo do agregado familiar não ultrapassar os 10 metros cúbicos.

«A criação do Cartão do Idoso insere-se num vasto conjunto de políticas sociais que a Câmara Municipal de Castro Marim tem em desenvolvimento, as quais visam propiciar qualidade de vida e bem-estar às famílias desfavorecidas do concelho que, estando a viver situações de grande debilidade económica, necessitam da ajuda e da solidariedade do executivo municipal», enquadrou a Câmara de Castro Marim.

A autarquia dá como exemplo «a recuperação e qualificação de casas de habitação a idosos, o transporte para consultas ao médico, a rede de transportes coletivos “Castro Marim Mais perto”, o “Castro Marim Amigo”, o Bibliomóvel (biblioteca itinerante), os subsídios de incentivo à natalidade e atribuição de bolsas de estudo».

Comentários

pub