Andaluzia Big Band e Combo Mini Jazz atuam no Lethes a 5 de abril

O Teatro Lethes vai acolher a «Andaluzia Big Band», dirigida por Zé Eduardo, e o combo Mini Jazz no dia […]

O Teatro Lethes vai acolher a «Andaluzia Big Band», dirigida por Zé Eduardo, e o combo Mini Jazz no dia 5 de abril, às 21h30, naquela que será a terceira edição da iniciativa «Uma sexta de Jazz», que a Associação Grémio das Músicas (AGM) está a desenvolver mensalmente neste espaço cultural farense.

A «Andaluzia Big Band» vai apresentar o espetáculo Tributo a Thad Jones” é uma homenagem «a um dos que foi certamente um dos maiores diretores e compositores para Big Band».

O músico norte-americano ficou conhecido por ser um «trompetista lendário que começou a tocar e a escrever na Orquestra de Count Basie nos anos 50 e que, anos mais tarde, junto ao baterista Mel Lewis, funda uma das big bands mais emblemáticas da história do jazz moderno», revelou a AGM.

«Os temas de Thad Jones são obras primas para Big Band, verdadeiras jóias na melhor tradição afro-americana para estas grandes formações de Jazz», acrescentou.

Quanto à formação de espanhola foi criada em 2011 por iniciativa de um grupo de músicos sevilhanos, a “Andalucía Big Band” nasceu com o objetivo de ser uma orquestra estável que sirva para aproximar o jazz do grande público, dando a conhecer tanto o repertório tradicional para big band como, e sobretudo, as obras dos compositores actuais.

A estreia oficial da orquestra foi no 14º Festival de Jazz da Universidade de Sevilha, o seu principal patrono, em 2011. No seguimento desta linha, e já em 2012, a formação tocou no “VI Festival Soberao Jazz” em Sevilha, na celebração do 1º “Internacional Jazz Day” da Unesco, em Faro, e no 15º Festival de Jazz da Universidade de Sevilha, estes últimos dirigidos por Zé Eduardo.

Mais recentemente, e de novo em Sevilha, atuou com a cantora Susana Sheiman com arranjos e direcção do italiano Duccio Bertini. Em Dezembro de 2012 apresenta com grande êxito o Tributo a Thad Jones, um concerto temático realizado no auditório do Cicus da Universidade de Sevilha e de novo sob a batuta de Zé Eduardo.

Já o Combo Mini Jazz «é talvez o quarteto de Jazz mais jovem da actualidade, com idades que vão dos 10 aos 16 anos, o qual não é impedimento para estarem juntos a trabalhar há cerca de um ano».

«Para além dos clássicos de Miles Davis, Charlie Mingus e Duke Ellington, os Mini Jazz também tem em boas mãos o tratamento que dão ao melhor rock que se vem fazendo, quando se aventuram airosamente pelas pautas de Bob Dylan, Lenny Kravitz, Paramore, etc, etc. O futuro é deles e já estão a prepará-lo!», disse a AGM.

Esta é uma produção da Associação Grémio das Músicas, com apoios da secretaria de Estado da Cultura, Direção Geral das Artes e ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, companhia residente do Lethes e responsável pela programação deste Teatro.

Comentários

pub